VILA VERDEAlunos sensibilizados para a separação dos resíduos e compostagem doméstica

VILA VERDE
Alunos sensibilizados para a separação dos resíduos e compostagem doméstica

A Câmara de Vila Verde, em parceria com a CIM Cávado e a Quercus, iniciou, esta quinta-feira, um ciclo de palestras enquadrado na “Campanha Intermunicipal para Recolha Selectiva e Compostagem Doméstica no Cávado”.

As sessões foram dinamizadas pelo professor José Rodrigues, na Escola EB 2 e 3 de Vila Verde, na Monsenhor Elísio Araújo, na Secundária e na Escola Profissional Amar Terra Verde.

PUBLICIDADE

A apresentação teve por base a explicação do ciclo da matéria orgânica, alertando para o problema da má separação dos resíduos sólidos urbanos.

No final, todos os alunos que participaram puderam perceber o funcionamento do compostor, com uma demonstração prática e cada escola recebeu um exemplar, de forma a poder iniciar a sua própria compostagem.

«As crianças devem ser educadas a mudarem de atitude, de forma a iniciarem uma boa separação dos resíduos, para que consigamos, assim, no futuro, rácios de uma boa reciclagem, maior do que a que temos hoje em dia e, consequentemente, uma economia mais sustentável», explicou José Rodrigues.

Em comunicado, a Câmara refere que «as turmas mostraram-se muito interessadas e, acima de tudo, motivadas a mudarem o seu comportamento e a influenciarem as famílias a iniciarem a compostagem doméstica».

Estas sessões enquadram-se numa das várias ações da campanha, que vão acontecendo, ao longo deste mês, no concelho de Vila Verde.

Este projecto, além de promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, é co-financiado pelo POSEUR- Programa Operacional Temático da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.