ROTA DAS COLHEITAS -

ROTA DAS COLHEITAS - -

Amanhã há Espadelada de Linho em Marrancos

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Espadelada do linho é uma tradição bastante antiga em Marrancos, Vila Verde e assume-se como uma das mais emblemáticas recriações de práticas ancestrais que integram a vasta programação da Rota das Colheitas, organizada pelo Município de Vila Verde. A iniciativa está agendada para amanhã, 8 de Setembro, às 15h30, no espaço exterior do Museu do Linho, que assinala neste mesmo dia o seu 5º aniversário.

CICLO DO LINHO – DA SEMENTE AO TEAR

Os espectadores terão a oportunidade de ver os vários processos artesanais de transformação da planta e, pela primeira vez, podem também usar os trajes à moda antiga. Para além disso, podem “arregaçar mangas e meter as mãos na massa”, para assim trabalharem o linho com as alfaias tradicionais.

PUBLICIDADE

A iniciativa também inclui a presença dos já conhecidos mascarados sem juízo, que proporcionarão vários momentos de boa disposição, as habituais visitas guiadas ao Museu do Linho, do Traje e Eco-Natural.

Pelas 16h30m serão ecoados diversos cantares típicos da altura das colheitas, os chamados “Cantares do Linho” e “Cantares de Ontem”. De seguida, pelas 17h30, toda tempo para “reconfortar a barriga” com uma merenda composta por produtos regionais oferecidos pela organização.

No final da recriação, chega a vez do Grupo Folclórico de Marrancos actuar, com concertinas, danças e cantares da terra.

A recriação da Espadelada do Linho é levada a cabo pela A.R.C. Marrancos em conjunto com a Junta da União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo e com a colaboração do Município de Vila Verde.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS