BRAGA

BRAGA -

Antiga escola vai ser transformada em Centro Cultural Francisco Sanches

Share on facebook
Share on twitter

A Câmara de Braga deliberou, esta segunda-feira, investir 1,746 milhões de euros no projecto arquitectónico da primeira fase da obra de requalificação da antiga Escola Francisco Sanches, em São Victor, que será transformada em Centro Cultural.

O edifício vai receber o Arquivo Municipal e espaços para associações e actividades como dança e música, entre outras, depois de a proposta ter sido aprovada por unanimidade.

PUBLICIDADE

Quer o vereador do PS, Artur Feio, quer a da CDU, Bárbara Barros, enalteceram a iniciativa, tendo esta última deixado um alerta, o de que na estrutura não aconteça algo idêntico ao que sucedeu no edifício da antiga estação de comboios, que iria acolher associações culturais.

“O processo foi moroso”, avisou.

Sobre este tema, o presidente Ricardo Rio e a vereadora Olga Pereira explicaram que, no caso da estação, foi preciso requalificar a estrutura do edifício e lembraram que tem salas muito pequenas, pelo que apenas acolherá os Encontros da Imagem e a sede do Órfeão de Braga.

Rio salientou que o novo Centro Francisco Sanches foi pensado em articulação entre o pelouro da Cultura e a Junta de Freguesia de São Vítor, tendo-se optado pela existência de diferentes tipologias que impulsionem a dinâmica cultural que pretendemos.

Já a vereadora Olga Pereira sublinhou que a primeira fase inclui o arquivo histórico e a criação de salas de consulta, de uma biblioteca e uma zona de tratamento e higienização de documentos, mas também a preparação de todo o edifício para acolher as estruturas culturais, após a conclusão da segunda fase.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS