DESPORTO

DESPORTO -

António Salvador lidera SC Braga há 20 anos e é o presidente com mais sucesso no clube

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

António Salvador é o presidente mais bem-sucedido do Sporting de Braga, com mais títulos e melhores classificações em 20 anos de liderança da SAD, que cumpre na sexta-feira, do que nas mais de oito décadas anteriores.

Foi a 24 de Fevereiro de 2003 que António Salvador, com apenas 32 anos, assumiu a sociedade anónima desportiva (SAD) do Sporting de Braga, enquanto Pedro Machado era o presidente do clube, liderança bicéfala que durou cerca de um ano, até Salvador passar a assumir ambos os cargos.

Salvador chegou a meio da época 2002/03, numa altura de grande instabilidade directiva nos bracarenses, que se reflectia na equipa de futebol, que terminou essa temporada na 14.ª posição, com 38 pontos, apenas mais dois do que a primeira equipa que desceu de divisão (o Varzim).

Na época seguinte, já com Jesualdo Ferreira no comando técnico, o Sporting de Braga ficou em quinto lugar, que lhe valeu o regresso às competições europeias, das quais passou a ser presença assídua (só falhou por uma vez o apuramento após o nono lugar em 2013/14, pior classificação da era António Salvador), sobretudo na Liga Europa (LE), mas também na ‘Champions’.

É na Europa, aliás, a 18 de Maio de 2011, que o Sporting de Braga atingiu uma das suas páginas mais brilhantes ao disputar uma inédita final portuguesa da LE, com o FC Porto, em Dublin (derrota por 1-0).

Há um antes e um depois de António Salvador no Sporting de Braga – os resultados desportivos e o crescimento infraestrutural comprovam-no.

Desde 1921, data fundacional do clube, e até 2023, o Sporting de Braga contava no seu museu com uma Taça de Portugal, ganha em 1965/66, e uma Taça Federação Portuguesa de Futebol (1976/77), sendo que a melhor classificação no campeonato tinha sido o quarto lugar, obtida por cinco vezes (1977/78, 1978/79, 1983/84, 1996/97 e 2000/01)).

Com Salvador, os ‘arsenalistas’ venceram mais duas Taças de Portugal (2015/16 e 2020/21), conquistaram duas Taças da Liga (2012/13 e 2019/20) e amealharam um título europeu com a Taça Intertoto (2008/09).

No campeonato, destaque para o segundo lugar na época 2009/10, melhor classificação de sempre dos minhotos, disputando até ao fim o título com o Benfica, e para dois terceiros lugares, os únicos dos seus 102 anos de história (2011/12 e 2019/20), além de 11 quartas posições, a classificação mais vezes alcançada pelo Sporting de Braga na sua história (16 vezes no total).

Também no futebol, a equipa feminina sagrou-se campeã nacional e conquistou a Supertaça em 2018/19 e, na época seguinte, venceu a Taça de Portugal.

Em termos de infraestruturas, o Sporting de Braga ‘herdou’ novamente um estádio municipal, saindo no final de 2003 do antigo 1.º de Maio para o atual projetado por Eduardo Souto Moura para o Euro2004.

A ‘Pedreira’, assim também popularmente designada por ter sido erigida a partir de um antigo local de extração de pedra, vale ao renomado arquiteto português elogios pelo arrojo das linhas, mas muitas críticas — inclusivamente de António Salvador — pela pouca funcionalidade e algum desconforto.

O timoneiro ‘arsenalista’ chegou mesmo a apresentar, em abril de 2021, um projeto para o Sporting de Braga voltar a um totalmente renovado estádio 1.º de Maio, mas a autarquia, dona do recinto, chumbou a pretensão de António Salvador.

Contígua ao estádio, nasceu a cidade desportiva do Sporting de Braga, que junta toda a formação do futebol e da qual já saíram várias ‘pérolas’, como Pedro Neto, Trincão, David Carmo ou Vitinha, que deixaram recheados os cofres dos minhotos.

Para meados deste ano, está prevista a conclusão do Pavilhão Multiusos, que reformulou o inacabado projeto da piscina olímpica, que passará a ser a casa das modalidades do Sporting de Braga.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.