REGIÃO

REGIÃO -

Aprovada a estratégia “Cávado com vida… 2030” apresentada pela ATAHCA para valorizar o território

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Comité de Seleção da Autoridade de Gestão do PEPAC-Plano Estratégico da Política Agrícola Comum aprovou a Estratégia de Desenvolvimento Local-EDL “Cávado com… vida 2030”, proposta pela ATAHCA, para o território do Cávado no período 2023-2027, tendo obtido uma pontuação na Valia dos Critérios de Mérito (VCM) de 4,323/5.

Em termos de abrangência territorial e relativamente à EDL do período anterior (2014-2020), o território elegível do Cávado passa a abranger mais 28 freguesias de Barcelos, mais 4 freguesias do concelho de Esposende e mais 2 freguesias de Braga.

“No total o território da EDL passa a contar com 144 freguesias elegíveis (120 rurais e 24 não rurais) e uma população total de 214 662 habitantes (o anterior era de 149 591) o que significa um acréscimo populacional de 65 071 habitantes”, refere a ATAHCA.

No que diz respeito aos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, estes continuam a estar totalmente abrangidos por esta EDL.

A EDL agora aprovada apresenta seis enfoques temáticos:

  • Informação, capacitação e apoio técnico de proximidade em meio rural
  • Competitividade agrária e socioeconómica e adaptação à transição (climática, energética, digital)
  • Sustentabilidade agrícola e alimentar
  • Valorização e promoção dos recursos endógenos e melhoria da qualidade de vida
  • Dinamização de serviços e da animação territorial em meio rural
  • Promoção do trabalho colaborativo, em parceria e em cooperação

A Autoridade de Gestão do PEPAC aprovou também a constituição da parceria da EDL “Cávado com… vida 2030”, a qual será composta por 142 entidades locais do território, abrangendo os sectores da Agricultura, Agroalimentar, Turismo, Área Social, Educação, Indústria, Ambiente, Floresta, Património/Cultura, Formação e Saúde.

“Com esta aprovação, o GAL da ATAHCA está qualificado para a 2ª fase do concurso de reconhecimento dos GAL e seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local, no qual serão aprovadas as medidas e acções a propor e as respetivas verbas nacionais e comunitárias a alocar”, conclui a ATAHCA.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.