TRADIÇÕES (Minho)

TRADIÇÕES (Minho) -

Arcos de Valdevez cumpre a tradição dos “Bois da Páscoa”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Arcos de Valdevez cumpre, este domingo, a secular tradição dos “Bois da Páscoa”. O desfile sai à rua pelas 15h30.

O desfile dos “Bois da Páscoa” é uma manifestação popular, que une o profano ao religioso, marcando o fim do jejum da Quaresma.

Todos os anos milhares de pessoas distribuem-se pelo Campo do Trasladário para assistir ao desfile, e, manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época Pascal.

Antes disso, o Concurso Pecuário Nacional tem início pelas 10h00, no Parque da Ponte Nova. Às 15h30, começa então o Desfile dos Bois da Páscoa, dos Carros de Bois e das Rusgas e Ranchos Folclóricos pelas principais artérias da Vila dos Arcos de Valdevez.

Trata-se de uma tradição secular à qual o Município, a Cooperativa Agrícola e a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL têm vindo a dar continuidade, no sentido de recuperar usos e costumes.

Neste evento desfilarão bovinos, propriedade dos talhos aderentes, que apresentam os animais enfeitados, com “cangadas” à moda antiga. Conta, ainda, com a participação de figurantes, vestidos com trajes regionais.

“Todos os anos, milhares de pessoas distribuem-se pelo Campo do Trasladário para assistir ao desfile. Manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época”, partilha a organização.

Para a autarquia, a realização deste desfile “é uma forma de enaltecer o mundo rural e as tradições, de destacar os produtos locais, nomeadamente a raça cachena, contribuindo assim para dinamizar a economia no concelho”.

A animação também faz parte do programa do desfile, com a presença de rusgas e ranchos folclóricos.

Esta é uma oportunidade “para degustar a excelente gastronomia, bem como ter o privilégio de passear em território inserido em plena Reserva Mundial da Biosfera”, finaliza.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.