BRAGA –

BRAGA – -

Arquidiocese de Braga investe 700 mil euros em “quarteirão cultural”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Arquidiocese de Braga vai investir 700 mil euros na requalificação da Quinta do Paço para acolher a livraria do Diário do Minho, libertando o espaço que a colecção literária daquela publicação ocupa para receber o espólio literário arquidiocesano.

Em declarações à Lusa, esta segunda-feira, o director do Auditório Vita, que fica em frente à Quinta do Paço, Tiago Freitas, explicou que o projecto será “suportado na totalidade” pela diocese de Braga.

PUBLICIDADE

O objectivo, apontou, é “fazer algo parecido com um quarteirão cultural”, juntando o espaço Vita, já em funcionamento, a nova localização da livraria do Diário do Minho e transferindo para as antigas instalações daquela publicação, na rua de Santa Margarida, paralela à rua do auditório Vita, a livraria da diocese que está actualmente na antiga faculdade de Teologia.

“Na Quinta do Paço, o que se vai fazer é requalificar e aumentar a casa que lá existe, respeitando o traço original e criando também um espaço ao ar livre, reorganizando a localização de duas importantes livrarias da cidade”, explicou.

Segundo Tiago Freitas, “este é um projecto que já vem a ser pensado e que pretende devolver e abrir à cidade um espólio literário único que conta a história de toda a região”.

Com a passagem da livraria do Diário do Minho para a Quinta do Paço, o edifício na rua Santa Margarida, onde estava instalada aquela publicação e a sua gráfica, que entretanto foram deslocalizadas para outra área, fica assim “livre” para “uma nova vida”.

“O que se pretende é recuperar de forma a que se possa instalar ali, já que o edifício é da diocese, a livraria da Arquidiocese, todo o Arquivo Arquidiocesano, que está na antiga Faculdade de Teologia, com melhores condições para conservação, consulta e usufruição das obras literárias e históricas que compõe todo o espólio literário da diocese”, explanou o pároco.

O projecto tem data prevista para iniciar no primeiro trimestre de 2020.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.