BRAGA

BRAGA -

Assembleia Municipal já aprovou nove desagregações de freguesias

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Assembleia Municipal de Braga aprovou a desagregação de seis uniões de freguesia do concelho, elevando para nove o número de propostas semelhantes que foram votadas favoravelmente pelo plenário municipal. A decisão final cabe à Assembleia da República.

As últimas aprovações dizem respeito às uniões de freguesias de Este São Pedro e Este São Mamede; Real, Dume e Semelhe; Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães; Arentim e Cunha; Vilaça e Fradelos; e Merelim São Pedro e Frossos.

Destas, apenas as três primeiras cumprem cumulativamente os critérios definidos na lei, algo que não acontece no caso de Arentim e Cunha e Vilaça e Fradelos, uma vez que não têm o número mínimo de 750 eleitores.

No caso de Merelim São Pedro e Frossos, segundo a presidente da Assembleia Municipal, Hortense Santos, o processo “não foi devidamente instruído”, o que contudo não impediu que a proposta fosse votada e aprovada.

Com estas aprovações sobe para nove o número de propostas de desagregação já aprovadas pelo plenário municipal, que em sessões anteriores já votara favoravelmente as pretensões para a reorganização administrativa de Celeirós, Aveleda e Vimieiro; Crespos e Pousada e Trandeiras e Morreira – esta última também não cumpre o critério populacional.

O concelho de Braga tem 37 freguesias, das quais 19 são uniões. Antes da reforma de 2013, havia 62 freguesias.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.