BRAGA

BRAGA -

Associação que fornece 250 refeições por dia a bracarenses necessitados pede ajuda para comprar espaço

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O projecto Virar a Página (VAP), que em Braga fornece, ininterruptamente, refeições a cidadãos necessitados, lançou uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de um espaço próprio.

Helena Pina Vaz, directora do CLIB (Colégio Luso-Internacional de Braga) – organismo que montou a iniciativa – apelou à ajuda da comunidade.

PUBLICIDADE

«Precisamos de adquirir um espaço próprio, onde nos possamos instalar definitivamente e continuar a servir quem necessita de uma refeição», explica.

Sublinha que a cozinha solidária não interrompeu nem um dia a sua actividade e, instalada na cozinha do antigo restaurante Luz Natural, contando apenas com o apoio de voluntários, continua a servir cerca de 250 refeições todos os dias, tendo ajudado mais de 900 pessoas de 500 famílias.

O VAP diz que soube que o antigo restaurante se encontra à venda, pelo que decidiu avançar para a sua compra.

A responsável sublinhou que o futuro espaço não será apenas uma cozinha solidária, será também a sede e o lugar de formação e trabalho dos jovens com deficiência apoiados pela associação YAY – Educação para a Inclusão, da qual faz parte o VAP.

«Estes jovens irão explorar uma cafetaria no mesmo espaço onde são preparadas as refeições, estando já a decorrer a sua formação», salientou.

O serviço do VAP funciona exclusivamente com voluntários e apoios de amigos e parceiros, que fazem donativos, em dinheiro ou em géneros. «Estamos confiantes para mais este passo», adianta, dizendo «acreditar que um grupo de cidadãos determinados consegue organizar-se para fazer a diferença».

A 16 de Março de 2020 nascia no CLIB o Virar a Página, uma resposta de emergência alimentar, criada por um grupo de voluntários perante as necessidades agravadas de pessoas que ficaram, no início da pandemia, sem qualquer apoio.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.