RESTAURAÇÃO

RESTAURAÇÃO -

Associação quer descida temporária do IVA para salvar «milhares de postos de trabalho»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, esta quinta-feira, que «a descida temporária do IVA nos serviços de alimentação e bebidas pode evitar a crescente perda de milhares de postos de trabalho».

«Face ao impacto dramático que a pandemia Covid-19 tem tido nos sectores representados pela AHRESP, a associação tem vindo a propor desde o início da crise a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA nos serviços de alimentação e bebidas», refere.

Em comunicado, a associação explica que esta iniciativa pode «reforçar directa e universalmente a tesouraria das empresas e revitalizar uma das actividades económicas mais penalizadas pela situação pandémica».

«Se implementada em Portugal, a baixa do IVA susteria também o aumento do desemprego de milhares de pessoas nestes sectores», garante a AHRESP.

A associação recorda que, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), «no segundo trimestre de 2021, o Canal HORECA [hotéis, restaurantes e cafés] perdeu 32.400 postos de trabalho face ao período homólogo de 2020, quando a crise já se fazia sentir intensamente» nos sectores que representa.

Para a AHRESP, este nível de desemprego, «que podia ter sido evitado, poderá ser ainda estancado se a aplicação temporária da taxa reduzida do IVA se concretizar».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.