CÁVADO

CÁVADO -

ATAHCA alarga âmbito geográfico e passa a abranger 154 freguesias rurais do Cávado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave aprovou em Assembleia Geral o alargamento do seu âmbito territorial, passando a abranger 154 freguesias do território do Cávado, compreendido pelos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, englobando uma população de 237.073 habitantes.

Em comunicado, a associação sediada em Vila Verde refere que a decisão, aprovada por unanimidade, permite que a abrangência territorial passe de 110 freguesias do período 2014-2020 para 154, consideradas como rurais, no território do Cávado. Foi também aprovada por unanimidade a constituição da parceria e  respectiva assinatura do contrato, que passa a integrar 146 entidades (126 privadas e 20 públicas).

Na mesma Assembleia Geral, a ATAHCA aprovou a Estratégia de Desenvolvimento Local “Cávado com…vida!” 2030, que apresenta um conjunto de seis enfoques temáticos: informação, capacitação e apoio técnico de proximidade em meio rural; competitividade agrária e socioeconómica e adaptação à transição (climática, energética, digital); sustentabilidade agrícola e alimentar; valorização e promoção dos recursos endógenos e melhoria da qualidade de vida; dinamização de serviços e da animação territorial em meio rural; e promoção do trabalho colaborativo, em parceria e em cooperação.

Este documento estratégico será agora submetido ao PEPAC para análise, no âmbito do Aviso de Concurso da 1ª Fase – Reconhecimento dos Grupos de Acção Local e Selecção das EDL (2023-2027).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.