VILA VERDE

VILA VERDE -

Aurea e Matias Damásio em seis dias de festa de Santo António

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Aurea e Matias Damásio são os nomes principais do cartaz da edição deste ano das Festas Concelhias de Santo António, em Vila Verde, que vão pela primeira vez decorrer durante seis dias, entre 8 e 13 de Junho. 

Esta quinta-feira, na apresentação pública do programa, o presidente da Câmara, António Vilela, considerou que estas festas são «um momento alto das vivências das tradições e da cultura e também uma forma de promover o concelho pela positiva além-fronteiras».

A «nomes sonantes do panorama musical português e internacionais», como são Aurea e Matias Damásio, junta-se uma aposta no reviver de tradições locais, com as rusgas, o folclore e o cortejo etnográfico em destaque, tendo também presente a valorização do património e da gastronomia.

PUBLICIDADE

«Temos um programa muito equilibrado, com condimento necessário para atrair pessoas e promover vivências únicas. Se o tempo ajudar, teremos com certeza dias de muita animação, de muito movimento e muita divulgação do nosso território pelos melhores motivos», frisou.

Na perspectiva da vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, este é um programa que pretende «ir ao encontro de todos os gostos e de todas as gerações», tendo sido «pensado para que todos nele se possam integrar».

«Tem um grande variedade de espetáculos para agradar a todos os vilaverdenses e atrair visitantes ao território. Estão reunidas as condições para termos mais uma vez uma grande festa», considerou.

 

AUREA A ABRIR
MATIAS DAMÁSIO NO ENCERRAMENTO

A actuação da cantora Aurea na sexta-feira, dia 8, às 22h00, é desde logo o primeiro grande momento das festas de Santo António deste ano, esperando-se uma enchente na Praça de Santo António.

No sábado, destaque para a corrida de cavalos no Campo da Cruz do Reguengo (14h30), o Cortejo da Tradição com o desfile de carros alegóricos (17h00), a missa solene (20h30) e o Festival Folclórico Luso-Espanhol (22h00).

O dia 10 abre com uma novidade, uma caminhada de Aboim da Nóbrega a Mixões da Serra, onde decorrerá a tradicional bênção dos animais.

À tarde, o desfile filarmónico (14h00) e o Festival Folclórico Concelhio (15h00) antecedem a procissão em honra de Santo António, o momento mais alto da festa em termos religiosos, aprazado para as 17h00.

A noite de segunda-feira volta a ser dedicada às marchas populares (20h00) e tem também o espectáculo de Mickael Akordeon (23h00).

No dia 12, haverá rusgas, cantares ao desafio e as tradicionais fogueiras de Santo António, numa noite popular em que mais de meia centena de rusgas actuarão em palco.

No dia de Santo António, o último das festas, actua o outro nome grande do programa, o angolano Matias Damásio, a partir das 22h00.

Em todos os dias, após a meia-noite, haverá um “Espaço Jovem – After Party”, que este ano será «ligeiramente deslocado», de acordo com a vereadora Júlia Fernandes.

«Ficará instalado mesmo em frente à Loja de Turismo, ocupando o estacionamento, o que permitirá ter mais abertura na praça. Será um espaço mais dinâmico, com o DJ Tito como residente com DJs convidados em cada um dos dias», explicou.

Em paralelo, na ala da presidência da Câmara de Vila Verde, decorrerá a exposição “Os Três Dons de Santo António” da autoria da pradense Fátima Mendes.

O investimento da autarquia é de cerca de 100 mil euros, um número «sensivelmente» idêntico ao dos últimos anos, de acordo com António Vilela.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS