AMBIENTE -

AMBIENTE - -

Autarquia de Paris declara estado de urgência climática

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A câmara de Paris declarou esta terça-feira “estado de urgência climática” na capital francesa e criou um grupo de cientistas e sociólogos para aconselhar as políticas sobre clima na cidade.

A responsável pelo ambiente na autarquia parisiense afirmou que é preciso manter os objectivos do acordo de Paris de 2015, um compromisso assumido pela maior parte das nações para limitar o aquecimento global.

A medida é semelhante ao que já fizeram outras cidades e países – Reino Unido e Irlanda -, e até o parlamento português aprovou por unanimidade um projecto de resolução em que recomenda a declaração de emergência climática, que o ministro do Ambiente português, João Pedro Matos Fernandes, desvaloriza como meramente simbólica.

PUBLICIDADE

Em Paris, vai ser criada uma ‘Academia do clima’ para cativar voluntários estudantes e sensibilizar a população para as alterações climáticas e um grupo de cientistas do clima, planeadores urbanos e sociólogos que terão “um lugar constante na aplicação das políticas climáticas”.

A capital, que vai a eleições dentro de poucos meses, tem tomado medidas como retirar o transito de vias adjacentes às margens do rio Sena e decidiu criar ‘florestas urbanas’ para contrapor aos efeitos da poluição.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.