REGIÃO

REGIÃO -

Barcelos aprova compra de terreno para novo hospital por quatro milhões de euros

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Barcelos aprovou a aquisição, por quatro milhões de euros, dos terrenos para a construção do novo hospital da cidade.

Em comunicado, o município refere que a decisão surgiu na sequência da “garantia” dada pela ministra da Saúde de que o Governo irá avançar com a construção do designado Centro Hospitalar de Barcelos, um equipamento que vai servir a população deste concelho e do de Esposende.

A decisão foi tomada na reunião de segunda-feira do executivo, com a aprovação do acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos, que estabelece as normas da transação a efetuar entre o município e a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho.

O acordo não só refere o montante da aquisição de 155.850 metros quadrados de terreno, por quatro milhões de euros, como estabelece as áreas de cedência ao domínio público e as parcelas para a construção da variante poente e acessos ao novo hospital.

Para o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, citado na nota, esta foi uma “decisão de enorme importância e um passo muito significativo”.

“Regozijamo-nos por, 16 anos depois, este executivo municipal estar a cumprir um passo fundamental neste processo, fazendo-o com total transparência procedimental, bem observável na instrução desta deliberação que foi colocada a votação”, sublinha o autarca de Barcelos.

Para Mário Constantino, a medida “demonstra o dinamismo que o atual executivo tem imprimido no desatar de nós e na resolução de problemas que, muitos deles, se arrastavam há décadas”.

O autarca aproveitou ainda para “enaltecer a unanimidade político-partidária que se estabeleceu em Barcelos à volta deste importante desígnio”.

Numa recente visita a Barcelos, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantiu que o Governo vai avançar com os procedimentos necessários e imprescindíveis para que a construção do centro hospitalar seja concretizada.

Em maio, a governante afirmou que o novo hospital de Barcelos será construído “o mais brevemente possível”, mas não se comprometeu com quaisquer prazos.

“O nosso compromisso é que o faremos o mais brevemente possível. Vai fazer parte do plano das infraestruturas que este Governo vai lançar e vai concretizar”, acrescentou.

A nova unidade, sublinhou, é uma ambição e uma necessidade de Barcelos e a sua construção foi uma promessa eleitoral da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM), na campanha para as últimas legislativas.

“Palavra dada é palavra honrada”, disse.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital da cidade.

O projeto do hospital foi depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro. No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

O hospital atual funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.