A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, em Barcelos, comemorou este domingo o 40.º aniversário, data que ficou marcada pela inauguração do Museu Transparente, onde se pode ver o primeiro carro de bombeiros da corporação.
A data foi ainda assinalada com a bênção de duas novas viaturas e com os habituais momentos simbólicos, como a formatura geral, o hastear de bandeiras e a entrega de condecorações.
Mário Constantino, presidente da Câmara, aludiu à grande extensão do território, sendo o maior do país em termos de freguesias e o maior do distrito de Braga, em área, factores que exigem muito dos três corpos de bombeiros do concelho: Viatodos, Barcelos e Barcelinhos.
“O esforço financeiro que o município tem feito para ajudar os Bombeiros, não é mais do que ter a noção da responsabilidade de preservar as pessoas e bens e a preocupação da prevenção”, realçou, acrescentando que “as três corporações de bombeiros do concelho estão muito bem equipadas, com muitos voluntários a darem corpo à máxima dos Bombeiros: dar vida por vida”.
Já José Lemos, o presidente dos Bombeiros de Viatodos, expressou um desejo: “A prenda que eu mais gostava de deixar à corporação neste 40.º aniversário é que viesse uma direcção nova, com uma equipa que tivesse o mesmo carinho que eu tive e tenho por esta corporação”.
“Com trabalho e empenho faz-se muita coisa. É preciso é que haja quem queira trabalhar”, salientou José Lemos.