REGIÃO

REGIÃO -

Barcelos inaugura biblioteca escolar do Centro Escolar da Várzea

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou, esta terça-feira, a biblioteca escolar do Centro Escolar da Várzea, que se junta a outros 30 espalhados pelo concelho e que tem como patrono a escritora Luísa Ducla Soares. 

Miguel Costa Gomes, afirmando que a Educação tem sido “um pilar crucial” do actual Executivo, frisou que “desde 2009 até hoje, vemos a aposta feita no ensino, como vector fundamental e estruturante para a formação e para o futuro dos jovens”.

“Em 11 anos de mandato, investimos nas freguesias mais de 200 milhões de euros. Isto demonstra claramente a nossa preocupação no desenvolvimento das freguesias e do concelho”, disse o autarca.

PUBLICIDADE

Tal como aconteceu com a biblioteca do Centro Escolar de Barqueiros e a biblioteca do Centro Escolar de Arcozelo, que têm como patronos os escritores Valter Hugo Mãe e António Torrado, respectivamente, também a biblioteca do Centro Escolar da Várzea tem um patrono. A escritora escolhida foi Luísa Ducla Soares, autora de dezenas de livros, que tem dedicado especial atenção à literatura infantil. 

“É uma honra e uma grande alegria que se tenham lembrado de mim para madrinha. Esta biblioteca não é uma ‘bela adormecida’, mas uma biblioteca acordada, que espera que vocês a visitem e que escolham livros para ler. Só peço que tenham consciência da grande dádiva que é ter uma biblioteca na escola. Aproveitem bem este tesouro”, declarou Luísa Ducla Soares, que participou na inauguração através da plataforma ZOOM.

A directora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Paula Abreu falou da importância de uma biblioteca escolar: “Os livros ajudam-nos a crescer e as bibliotecas são espaços privilegiados. A leitura tem o objectivo de criar conhecimento e leva-nos a desenvolver a criatividade e a crescer como pessoas”.

A cerimónia contou, ainda, com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho, que destacou que o Centro Escolar e, em particular, a biblioteca escolar são “equipamentos que podem proporcionar níveis de ensino de qualidade na freguesia e nas freguesias que servem”.

Em representação da CIM Cávado, Rafael Amorim elogiou a política de Educação do município, dizendo que Barcelos tem “uma rede de bibliotecas escolares invejável. É um exemplo que os outros municípios da região do Cávado têm de seguir”.

Por fim, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, falou da importância da Rede, esperando que as bibliotecas sejam locais preferenciais para as crianças. “Explorem a biblioteca como sendo a vossa casa”, concluiu.

A nova biblioteca escolar do Centro Escolar da Várzea junta-se a outras 30 espalhados pelo concelho e pertence ao Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, integrando a Rede de Bibliotecas Escolares.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS