REGIÃO –

REGIÃO – -

Barcelos oferece ‘mil e uma razões’ para viver Natal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Não faltam motivos – ou “mil e um razões”, como diz a Câmara –  para visitar Barcelos nesta quadra natalícia. Às exposições de presépios do figurado barcelense juntam-se os workshops que convidam a modelar o barro, (muitos) doces, luz e música.

Depois da inauguração esta sexta-feira da programação de Natal com a abertura ao público da exposição ‘Presépio, uma imagem, várias interpretações’, patente na Torre Medieval e no Posto de Turismo até 6 de Janeiro, o fim-de-semana fica marcado pela abertura da 10.ª edição do Concurso Barcelos Doce, que promove a excelência dos doces tradicionais natalícios, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confeccionados pelas pastelarias, padarias e confeitarias do concelho.

Pelas ruas da cidade, de 7 de Dezembro a 5 de Janeiro, não faltam espectáculos musicais e arruadas com as ‘Oferendas ao Menino Jesus’, visitas musicadas à Biblioteca Municipal, Torre Medieval e Museu de Olaria.

Nas igrejas da cidade, ecoam cânticos, com os concertos de Natal pelo Coral Magistrói (dia 8, Igreja do Terço |17h), Conservatório de Música de Barcelos (14, Igreja Matriz de Barcelos |21h30), Orquestra da Escola de Música da Banda Musical de Oliveira e Coro (21, Igreja da Santa Casa Misericórdia |16h30), Coro de Câmara de Barcelos e Orquestra Barcina (21, Igreja Matriz de Barcelos |21h00) e Academia de Música de Viatodos (22, Templo do Bom Jesus da Cruz |17h30).

Para os mais novos, a aldeia Natal é o ponto de atracção, com canhões de neve (7 a 24 ), comboio Natal (7 a 24), insufláveis, distribuição de pais natais de chocolate e de balões, a chegada do Pai Natal (22), numa parceria do município com a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB).

Em tempo de pausa escolar, podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pela autarquia, que aliam actividades lúdicas e desportivas no Pavilhão Municipal, no Museu de Olaria, na Galeria Municipal de Arte, na Biblioteca Municipal e na Casa da Juventude.

As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível em: https://buonline.cm-barcelos.pt/.

O Theatro Gil Vicente tem também uma programação especial de Natal com principal destaque para o teatro infantil, mas o cinema e a música não deixam de estar presentes.

O ‘Portanheiro’ tem reservado o Jardim Velho, no dia da consoada, a partir das 17h00, para todos brindarem ao Natal com um cálice de vinho do Porto.

Também a festa de passagem de ano promete muita música e DJ´s, no Pavilhão Municipal, e de um “grandioso espectáculo” de fogo-de-artifício no Largo da Porta Nova.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.