REGIÃO

REGIÃO -

‘Básica’ de Briteiros recebe da Câmara de Guimarães laboratórios de ciências, Rádio Escola e uma nova biblioteca

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A escola sede do Agrupamento de Escolas de Briteiros, em Guimarães, inaugurou esta quinta-feira, dois laboratórios de Ciências Experimentais, completamente equipados, as instalações da Rádio Escola, a Rádio Onda Celta, a biblioteca escolar, agora totalmente reabilitada.

A renovação dos novos laboratórios experimentais permite que a comunidade escolar possa colocar em prática os seus conhecimentos nas disciplinas científico-experimentais.   Já a inauguração da reabilitação da biblioteca escolar foi um momento para se ouvir poesia, falar de livros e da importância da leitura, com Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, a desafiar a escola a participar no programa da nova Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais do Ave (RIBMAVE), recém formalizada no âmbito da CIM do Ave.

O espaço possui mobiliário modular, permitindo que seja adaptável a qualquer necessidade que diariamente os utilizadores da biblioteca possam vir a ter. Está também equipada com um espaço informático, com computadores e projecção de vídeo, de forma a garantir o acesso equitativo a equipamentos a toda a comunidade escolar.

Foram ainda inauguradas as instalações da Rádio Escola, a Rádio Onda Celta, que teve como primeiro momento de emissão uma pequena entrevista ao presidente da Câmara realizada pelos alunos.

CRIAR POMAR

 Acompanhado pela vereadora da Educação, Adelina Pinto, o autarca participou na assembleia dos alunos do 8º ano, referente ao Orçamento Participativo Escolas, uma iniciativa do município e que está a decorrer em todas as escolas do concelho.

Entre várias ideias, os alunos apresentaram a possibilidade de se criar um pomar na escola, uma iniciativa que se alinha com os objectivos de sustentabilidade ambiental de Guimarães.

“Criar um pomar, uma zona de cultivo na escola, está em convergência completa com o que Guimarães pretende a nível de sustentabilidade ambiental, que é de perceber o valor dos recursos. Cada um tem de ser, neste caso, um eco-aluno”, destacou Domingos Bragança, palavras que foram secundadas pelos presidentes das juntas que fazem parte do agrupamento escolar, que demonstraram ainda apoio às iniciativas dos alunos e destacaram a importância da educação para a promoção da cidadania e da sustentabilidade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.