ECONOMIA

ECONOMIA -

BCE mantém juros inalterados pela quarta reunião consecutiva

Banco Central Europeu (BCE) manteve esta quinta-feira as taxas de juro inalteradas, decisão que sai da segunda reunião de 2024. Era uma decisão largamente esperada pelo mercado, que tem vindo a ajustar as suas projeções quanto ao arranque da normalização da política monetária.

As taxas de referência para a moeda única mantêm-se assim entre 4% e 4,5%, um nível recorde que se verifica desde setembro do ano passado e que tem ajudado à descida do indicador de preços para a zona euro no último ano.

Recorde-se que a inflação no bloco europeu chegou a 10,6% em termos homólogos em outubro de 2022, tende recuado desde então até 2,4% em novembro.

Desde dezembro que os banqueiros centrais optam não fazer qualquer alteração às taxas de juro, ainda que a inflação esteja a abrandar.

O BCE mantém-se cauteloso, num contexto de múltiplas crises, com destaque para os preços da energia menos previsíveis no contexto da guerra entre Israel e o Hamas e a crise no Mar Vermelho, que também está a aumentar os custos dos transportes.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE