BRAGA -
Biblioteca Lúcio Craveira do Silva recebeu ‘Oficina de Leitura em Voz Alta’

O Centro Qualifica da Câmara de Braga, em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e no âmbito do programa Ler+ Qualifica, promoveu, esta segunda-feira, uma ‘Oficina de Leitura em Voz Alta’.

A iniciativa, que teve como objectivo assinalar o mês da Alfabetização e das Literacias, difundindo o fomento e valorização da leitura por meio da leitura em voz alta, decorreu no auditório da BLCS, foi dinamizada pelo professor José Miguel Braga.

Lídia Dias, vereadora da Educação, referiu que o interesse por esta competência se deve ao facto da “leitura assumir um papel determinante’ na aprendizagem e no sucesso escolar e/ou profissional”.

PUBLICIDADE

“Consideramos a leitura uma ferramenta insubstituível que permite aos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Desta forma, entendemos que, por meio de projectos como o Ler+ Qualifica, devem ser dados a conhecer os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes e as componentes que a constituem”, sustentou a vereadora.

Lídia Dias lembrou ainda que, sendo Outubro o mês da Alfabetização e das Literacias, o Ler+ Qualifica é um projecto que “apela à criação e manutenção do hábito e do prazer da leitura através de acções que permitam que o processo de ler se prolongue no tempo”.