POLÍTICA (Vila Verde)

POLÍTICA (Vila Verde) -

Bloco ausente “forçado” das comemorações do 25 de Abril defende “Estado Social”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

«As conquistas económicas e direitos de cidadania alcançados com a revolução de abril não são irreversíveis e devem ser defendidos e protegidos contra a exploração laboral, as discriminações e a violência». Ausente, «por motivos profissionais», das cerimónias evocativas do 25 de Abril em Vila Verde, o deputado municipal do Bloco de Esquerda, Ricardo Cerqueira, assinala, desta forma, a efeméride.

No comunicado enviado à nossa redação, a estrutura local do BE lamenta a não aceitação da sua substituição «pelo nosso representante no Conselho Municipal da Juventude – Rui Jorge Araújo», mas deixa vincado que o partido «continua empenhadamente a defender e a construir coletivamente sobre o fascismo e a opressão. Vitória que permitiu, num processo de transformação social que modelou o nosso presente, iniciar a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna».

Na ótica da estrutura, «com o 25 de Abril ampliaram-se os direitos de cidadania, implantou-se a democracia e desenvolveu-se o Estado Social. Conquistou-se o direito à participação política, democratizou-se a educação, criou-se o Serviço Nacional de Saúde e garantiu-se o direito à habitação. Terminou-se com a guerra e o colonialismo português. A Constituição da República consagrou as liberdades e os direitos democráticos, sociais e laborais conquistados no processo revolucionário».

Embora ressalve que «as conquistas económicas e direitos de cidadania alcançados com a revolução de abril não são irreversíveis» e que «devem ser defendidos e protegidos contra a exploração laboral, as discriminações e a violência», vinca que é necessário «manter vivo o espírito de abril». Para tal, «implica aprofundar a democracia e combater as desigualdades e a exclusão social».

No final, ao lamentar «a decisão dos organizadores da Sessão Solene realizada em Moure de, através de opções protocolares, diminuírem uma mais ampla participação partidária nestas comemorações, vimos mostrar o nosso compromisso para continuar a cumprir abril, em toda a sua plenitude».

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.