PAÍS

PAÍS -

Bloco questiona Governo sobre espera de um ano para consulta de psiquiatria no Hospital de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre o tempo de espera para consulta de psiquiatria no Hospital de Braga. Em causa está o adiamento de uma consulta quase um ano, estava prevista para 1 de Abril de 2020 e foi reagendada para 17 de Fevereiro de 2021.

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados referem que pretendem aferir “o que se passa para que tal situação esteja a suceder: se se trata de um lapso deverá o Hospital de Braga proceder à sua reparação; se se trata efectivamente da data para a qual estão a ser remarcadas consultas, estamos perante uma situação inaceitável que deve ser alvo de intervenção e reparação urgentes”.

Os deputados bloquistas afirmam que “é sabido que com a epidemia muita actividade do SNS teve que ser suspensa, mas agora deve haver um investimento significativo para que essa actividade seja recuperada rapidamente, sem adicionar meses de espera por uma consulta”.

O BE lembra que apresentou um programa de recuperação da actividade que foi desprogramada, “que deve passar necessariamente pelo estabelecimento de programas de recuperação de actividade em todas as instituições do SNS, com aumento do financiamento e da contratualização de actividade com estas instituições e aumentando os recursos considerados necessários pelas mesmas”.

“O Bloco de Esquerda reconhece e exalta o extraordinário papel de todos os profissionais do SNS para fazer face a esta pandemia. Reconhecendo este esforço, é também necessário assegurar que as pessoas têm acesso aos cuidados hospitalares de saúde de que necessitam em tempo útil. Como tal, não se compreende que uma pessoa tenha que aguardar onze meses pela remarcação de uma consulta”, concluem.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.