REGIÃO

REGIÃO -

Bloco questiona Governo sobre estado de conservação da Ponte de Fão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre o estado de conservação da Ponte D. Luis Filipe, ou Ponte de Fão, em Esposende, e quer que o Ministério das Infraestruturas e Habitação divulgue os resultados das inspecções recentes feitas à ponte e indique data prevista para início das obras de conservação e reparação.

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados do BE eleitos por Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, afirmam que “a referida ponte tem vindo a ser alvo de várias denúncias por motivos de degradação acentuada da estrutura e que podem colocar em causa a segurança das pessoas que utilizam a via pedonal que liga Esposende a Fão”.

A iniciativa bloquista surge na sequência do pedido de fecho da passagem pedonal feito pela Associação Cidadãos de Esposende, que denuncia a existência de “vários pontos que apresentam fissuras e que a corrosão é tão acentuada que existem buracos com abertura directa para o rio”.

“O Bloco de Esquerda considera que é necessário que o estado da ponte seja avaliado pelas Infraestruturas de Portugal, de forma a avaliar as condições de segurança para as pessoas que continuam a usar a ponte e identificar as intervenções necessárias para a salvaguarda daquela infraestrutura”, afirmam os deputados no documento e salientam que “as intervenções que se revelarem necessárias devem ser desencadeadas com carácter de urgência de forma a proteger as pessoas e o património”.

A Ponte D. Luís Filipe, na freguesia de Fão, concelho de Esposende, é uma infraestrutura com 268 metros, construída em treliça de ferro fundido. A via inaugurada em Agosto de 1892 faz parte da Estrada Nacional 13 e atravessa o rio Cávado. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público através do Decreto do Governo n.º 1/86, de 3 de Janeiro, por ser um exemplar da arquitectura do ferro único no concelho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.