VILA VERDE

VILA VERDE -

Boletim Cultural é tributo à vida e obra de Álvaro Machado Vilela

A Biblioteca Municipal de Vila Verde recebeu, esta quinta-feira à noite, a apresentação de nova edição do Boletim Cultural, dedicada ao seu patrono, Álvaro Machado Vilela, no âmbito das comemorações do 150º aniversário do seu nascimento.

De novo com coordenação de Aurélio de Oliveira, esta edição conta com textos de Rui Moura Ramos, João Lobo, José da Mota Alves e Manuela Barreto Nunes, apresentando ainda a bibliografia e o inventário da biblioteca particular de Machado Vilela.

PUBLICIDADE

«Este é um número dedicado a um ilustre vilaverdense, natural de Barbudo, que acabou como notável jurisconsulto e professor de Direito na Universidade de Coimbra. Em muitos aspectos, um inovador dentro da nossa História do Direito, nomeadamente na área do Direito Internacional», caracterizou Aurélio de Oliveira.

Segundo o coordenador do Boletim Cultural, os textos apresentados nesta edição são «preciosos contributos» para traçar o perfil de Machado Vilela, quer na sua vida académica, quer na sua actividade e acção cívicas, onde se destacou como fundador da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e na Associação Jurídica de Braga.

Para a presidente da Câmara, Júlia Fernandes, trata-se de uma «figura ímpar» do concelho de Vila Verde, que «muitos especialistas não hesitam em colocar como um dos maiores vultos do Direito Internacional ao mesmo tempo que enfatizam o carácter inovador da sua obra».

«Reconhecer e exaltar o inestimável legado deste grande vilaverdense é, para nós, motivo de enorme orgulho, mas também e sobretudo uma vertente nuclear do trabalho que, diariamente, com indesmentível satisfação e extremo afinco, realizamos em prol do acesso de todos os vilaverdenses a bens e serviços culturais de excelência», afirmou.

A sessão abriu com um momento musical pelo duo de violoncelo, composto por Mariana Marques e Margarida Correia, da Academia de Música de Vila Verde.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.