BRAGA

BRAGA -

Bom Jesus bate “record histórico” ao receber mais de dois milhões de visitantes

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Confraria do Bom Jesus, em Braga, apresentou esta sexta-feira os números referentes a 2023, que mostram um “record histórico” de visitantes – mais de dois milhões –  e uma “ligeira redução” no número de casamentos.

Em comunicado, na página oficial da Arquidiocese, a Confraria refere que os mais de dois milhões de visitantes constituem “um record histórico e notável”, demonstrativo que “o Bom Jesus continua a ser um espaço privilegiado para atrair e acolher visitantes, peregrinos e turistas”.

A Confraria destaca que as JMJ, realizadas no mês de Agosto em Lisboa, “transformou também o Bom Jesus, tornando-o num dos epicentros da Pré-Jornadas em Portugal”.

“A massa humana de jovens trouxe alegria, vida e cor ao Bom Jesus. As sementes foram lançadas e no Pós-JMJ voltamos a receber milhares de jovens que, antes de regressar aos seus países, decidiram passaram pelo Bom Jesus”, acrescenta o comunicado.

OUTROS NÚMEROS

A Confraria avança ainda que em 2023, foram 117 casais a casarem no Santuário, e 87 crianças aí foram baptizadas,” uma ligeira redução relativamente ao ano anterior, justificada pelo facto de a maioria dos casamentos adiados pela pandemia se se ter realizado em 2022”, refere o documento.

A celebração mais marcante, segundo a Confraria, “foi a Peregrinação Penitencial que uniu a Igreja de Santa Cruz e o Bom Jesus, percorrendo as ruas da cidade e que contou com a presença de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga”.

A nota destaca ainda o “Elevador do Bom Jesus que transportou cerca de 400 mil pessoas e integrou a lista de exemplos da memória industrial na Rede Nacional de Turismo Industrial”.

Quanto à sustentabilidade, a Confraria realça as “plantações na Bouça do Souto, num total de mais de 3.000 árvores plantadas no ano de 2023”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.