BRAGA –  “Bombeiro de Elite” junta mais de 420 Soldados da Paz de 7 nacionalidades

BRAGA –
“Bombeiro de Elite” junta mais de 420 Soldados da Paz de 7 nacionalidades

No próximo dia 13, mais de 420 bombeiros vão subir os 566 degraus do Escadório do Bom Jesus do Monte, em Braga, numa prova que já conquistou um lugar de destaque a nível nacional e internacional. ‘Bombeiro de Elite’ desafia a capacidade física dos participantes e, nesta segunda edição, estão presentes 103 corporações de sete nacionalidades diferentes.

Esta é já considerada a maior competição para bombeiros da Europa e uma das maiores em todo mundo, aliando a vertente desportiva a um espaço de beleza única que é candidato a Património Mundial da Unesco. Essa é uma característica que contribuiu decisivamente para a afirmação internacional do evento.

PUBLICIDADE

Como explicou Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, esta prova é a “concretização de um sonho” que começou com um desafio pessoal de Ricardo Fernandes, bombeiro da Companhia de Sapadores de Braga e dirigente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

“Esta iniciativa resulta de um desafio lançado no ano passado pelo Ricardo Fernandes ao Município e que nós acolhemos de braços abertos. A primeira edição teve uma adesão acima do esperado e o seu sucesso é comprovado este ano quer pelo número de inscritos, quer pelas diferentes nacionalidades dos bombeiros que estarão em prova”, referiu o Autarca, durante a apresentação da prova.

CONHECER O PATRIMÓNIO

O desafio do ‘Bombeiro de Elite’ consiste na subida do Escadório do Bom Jesus do Monte, através de uma prova de resistência, cujo objectivo é o de percorrer 615 metros, que têm desnível positivo de 116 metros, com 566 degraus, onde todos os participantes têm que envergar o Equipamento de Protecção Individual (EPI) completo com as botas de fogo e Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA), no menor tempo possível.

“Esta é uma prova que além de ocorrer num cenário perfeito como o Bom Jesus, dá a conhecer ao mundo o património bracarense, tendo ainda o benefício de mostrar a capacidade física e de superação dos nossos bombeiros, que têm pela frente um desafio exigente e de coragem, passando a mensagem da eficácia da formação disponibilizada a todos os bombeiros sem excepção”, enalteceu Firmino Marques.

A prova que começa às 10 horas é uma organização da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais juntamente com a ADN Eventos Desportivos e conta com o apoio da Câmara Municipal. As inscrições estão abertas até sexta-feira, estando limitadas a 500 inscritos.