A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca passa a contar com duas novas embarcações, recentemente adquiridas, que permitem reforçar os meios de salvamento aquático da corporação.
As duas embarcações foram benzidas, na manhã de sábado, na Praia Fluvial do Rio Lima, pelo padre Filipe Sá.cA cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, de elementos do corpo de bombeiros e de membros da Direção da associação.
De acordo com o município, resultado de uma candidatura ao programa Norte 2030, esta aquisição representa um importante reforço da capacidade operacional em salvamento e resgate aquático e um gesto de valorização da identidade local, espelhado nos nomes atribuídos às embarcações.
A primeira, “Fernão de Magalhães”, com um valor total de 7.451,95 euros, presta homenagem ao navegador português natural de Ponte da Barca, cuja ousadia e visão mudaram para sempre a forma como o Mundo foi conhecido.
A segunda, “Diogo Bernardes”, com um valor total de 5.486,42 euros, recorda o grande poeta renascentista nascido nesta vila minhota, cuja obra marcou profundamente a literatura portuguesa.
Com esta incorporação, o corpo de Bombeiros Voluntários vê reforçada a sua capacidade de intervenção em grandes planos de água, como as albufeiras de Touvedo e Lindoso, bem como nos cursos do rio Lima e seus afluentes. Estes meios serão também essenciais nas operações de proteção civil, sobretudo em cenários de cheias e inundações, enaltece a Câmara de Ponte da Barca.