BRAGA

BRAGA -

Bracara Augusta volta a recriar Casamento Romano. Inscrições abertas

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

“Ubi tu Gaius ego Gaia” as palavras que eram pronunciadas pela noiva ao noivo, na Roma Antiga, e que culminavam e concretizavam o casamento romano, vão voltar a soar bem alto, em mais uma edição da ‘Braga Romana – Reviver Bracara Augusta’, que se realiza de 25 a 29 de Maio.

“Ubi Tu Gaius Ego Gaia” é a fórmula latina que pode ser traduzida por “Onde Fores Gaius, Serei Gaia” e é o tema do concurso do Casamento Romano.

O casamento durante em Roma Antiga era, sem dúvida, um dos rituais de maior importância e a cerimónia e festa envolta de bons auspícios e valores mágicos. A “Braga Romana – Reviver Bracara Augusta” pretende, mais uma vez, reviver esta celebração e oferecer ao casal vencedor a possibilidade de ser protagonista de um grande espectáculo de recriação de um casamento romano em todo o seu esplendor. O Casamento Romano terá lugar a 29 de Maio, pelas 17h00, no Rossio da Sé.

PUBLICIDADE

Para participar os casais devem completar a frase ‘Eu gostaria de casar na Braga Romana, porque…’. O casal mais criativo, original e que demonstre enquadramento histórico é o vencedor. Os interessados devem efectuar a sua inscrição até 13 de Maio, preenchendo o formulário on-line disponível no link https://forms.office.com/r/fMrSR9S6wq

De acordo com as normas de participação que estão disponíveis no site bragaromana.cm-braga.pt/ para participar, o casal tem que ter idade compreendida entre 18 e 50 anos e um dos membros do casal ser residente em Braga. 

O casal vencedor é protagonista de uma nova história de amor em Bracara Augusta, assumindo em rigor todo o ritual do Casamento Romano, num espectáculo onde intervêm dezenas de figurantes.

Para além da festa repleta de simbolismo e significado, o casal tem ofertas especiais atribuídos pela BragaNoivos, patrocinador do Casamento Romano. De entre os prémios, destacam-se um serviço de cabelo e make-up para o casal, a cargo do Atelier Paula Lage, a oferta de voucher no valor de 400 euros para compra de alianças de casamento, na ourivesaria Albertina Machado, e a oferta de noite de núpcias, num dos Hotéis Bom Jesus. O casamento é comprovado com certidão do Registo Civil.

HISTÓRIA DE AMOR

O casamento na Roma Antiga era uma das principais instituições da sociedade romana e tinha como principal objectivo gerar filhos legítimos, que herdariam a propriedade e o estatuto dos pais. Entre as classes mais abastadas, servia também para selar alianças de natureza política ou económica.

Vários ritos do casamento romano foram legados ao mundo ocidental contemporâneo, como a existência de um anel de noivado, do véu de noiva, a união das mãos direitas dos nubentes ou ainda o gesto de levar ao colo a noiva para dentro da habitação.

O Casamento Romano é, assim, um dos momentos mais deslumbrantes da Braga Romana. Ao longo de cinco dias, a cidade recorda o quotidiano ao tempo da urbe fundada por César Augusto há mais de dois mil anos. O evento tem como palco as ruas do centro histórico com a reconstituição das atividades económico-sociais da época, animação de rua constante, cortejos, espectáculos e representações teatrais.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.