CULTURA –  “Braga à Lupa” visita esta quarta-feira coreto da avenida Central

CULTURA –
“Braga à Lupa” visita esta quarta-feira coreto da avenida Central

Realiza-se esta quarta-feira, mais uma sessão do ‘Braga à Lupa’. O coreto da avenida Central é o tema desta sessão que terá como convidados Elisa Lessa e Miguel Bandeira.

Os coretos são elementos inevitáveis do imaginário social, mormente a partir do século XIX. Com a apropriação do espaço público como lugar de convívio e fruição, a música tornou-se presença mais evidente no quotidiano das localidades.

A cidade de Braga viu ser edificado o seu primeiro “pavilhão acústico” em 1868, há precisamente 150 anos, incorporado no Passeio Público existente na actual Avenida Central.

PUBLICIDADE

Localizado no coração da cidade, foi projectado por Joaquim Pereira da Cruz, tendo sido executado em ferro e alvenaria, parcialmente pela Fábrica de Fundição do Ouro do Porto, tendo a base octogonal em granito branco proveniente da serra do Carvalho.

Lugar onde pequenas agremiações filarmónicas executavam as suas peças às quintas-feiras e domingos, ou nas Festas de São João, transformou-se em mero elemento decorativo quando as versões contemporâneas das bandas viram engrossado o seu contingente.

Inscrições através de cultura@cm-braga.pt