BRAGA

BRAGA -

Braga acolhe a Cimeira Anual do Global Parliament of Mayors

De 6 a 8 de junho, Braga é o palco da Cimeira Anual do Global Parliament of Mayors (GPM), um encontro internacional que reunirá presidentes de câmara e líderes políticos locais de todo o mundo, bem como representantes de redes e organizações globais.

Sob o lema “Democracia na Encruzilhada: Cidades em Ação”, esta cimeira visa debater o papel das cidades na revitalização democrática e na construção de sociedades mais justas, inclusivas e desenvolvidas.

Durante três dias, os participantes irão refletir sobre temas centrais como a promoção dos valores democráticos nas cidades, o desenvolvimento social e económico sustentável, a importância da cultura, a atração e retenção de talento, e a capacitação das cidades para uma governação mais eficaz e participativa.

«Braga, conhecida pela sua história e espírito inovador, recebe este evento como uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias internacionais e inspirar soluções urbanas sustentáveis», aponta a autarquia. Assim, a cimeira pretende estabelecer-se «como um marco na agenda urbana global, promovendo a cooperação entre cidades e organizações que partilham a visão de um futuro urbano baseado na colaboração entre diversos atores», completa.

O presidente da Câmara Municipal de Braga e presidente do Comité Executivo do GPM, Ricardo Rio, considera o encontro como uma «oportunidade única debater os desafios que as áreas urbanas enfrentam atualmente, promovendo o diálogo e a colaboração que podem inspirar mudanças transformadoras». «Esperamos que esta cimeira fortaleça parcerias internacionais e inspire ideias que enriqueçam a vida dos cidadãos em todo o mundo», acrescenta.

No dia 6, os trabalhos decorrem no INNside Braga Centro. A par da sessão de abertura, agendada para as 15h00, o programa prevê a realização de um plenário sobre um projeto “DeCiDE” liderado pelo GPM e pela Human Rights Cities Network (HRCN).

No segundo dia de trabalho, a decorrer no Forum Braga, os participantes vão abordar a reconstrução dos Estados sociais, a cultura como centro do projeto urbano, as cidades inteligentes e os próximos passos no empoderamento das cidades e na construção do GPM.

O último dia do GPM Annual Summit está reservado para visitas culturais pela Cidade. Este é um organismo de governação composto por presidentes de câmara de todos os continentes.

A sua missão é garantir que os autarcas, as suas cidades e redes sejam parceiros iguais na construção de uma governação global inclusiva e sustentável, promovendo o fortalecimento da democracia, o empoderamento das cidades, o cuidado comunitário e o poder da cultura e das artes.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE