MOBILIDADE

MOBILIDADE -

Braga assinala Semana da Mobilidade (e viajar de autocarro só custa um euro)

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As viagens em toda a rede dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão custar um euro, ida e volta, entre este e o próximo sábado. Esta é uma das medidas da Semana da Mobilidade.

Para assinalar a Semana da Mobilidade, cujo tema central é a ‘Eficiência Energética’, o município preparou um programa de actividades com o objectivo de sensibilizar a população para a adopção de modos alternativos de deslocação.

A Universidade de Fim de Verão, em parceria com a Universidade do Minho, workshops e debates, o passeio nocturno de bicicleta, o policiamento júnior e a inauguração de um parklet junto à EB1 do Fujacal são apenas algumas das acções previstas no programa.

Olga Pereira, vereadora com o pelouro da Mobilidade, destacou ainda o lançamento de um programa de apoio à aquisição de bicicletas.

“Esta é mais uma medida para incentivar a integração e o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, proporcionando uma deslocação activa para o trabalho ou para a escola”, explicou a vereadora.

Já o presidente da Câmara, Ricardo Rio, lembrou que a mobilidade “é um elemento essencial para garantir a circulação de pessoas”. “Temos procurado assegurar o equilíbrio para as diferentes formas de mobilidade de maneira a que o desenvolvimento da cidade seja o mais harmonioso possível”, referiu.

MAIS VIAS CICLÁVEIS

Por outro lado, acrescentou, a autarquia tem realizado “um grande investimento nos transportes públicos, com uma intensa política de incentivo à utilização dos transportes públicos, qualificando a rede, renovando a frota e alargando circuitos”.

“O mesmo acontece com as bicicletas. Estamos a alargar gradualmente a rede de vias cicláveis na cidade e a criar outros estímulos paralelos à utilização das bicicletas, como é o programa de apoio à aquisição de bicicletas”, frisou.

Ricardo Rio lembrou que a autarquia tem vindo a alargar e a qualificar os espaços pedonais em várias zonas densamente povoadas da cidade, como aconteceu com as intervenções realizadas nas Áreas+, na Avenida António Palha, na Avenida D. João II e, agora, na Avenida da Liberdade. “Estamos a tornar o meio urbano mais amigo das pessoas, mais seguro e mais confortável, removendo barreiras à circulação”, sustentou.

Ricardo Rio destacou ainda o sucesso do projecto ‘School Bus’ que, no próximo ano, irá abranger todos os alunos do concelho e para as 50 entidades que subscreveram o Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB), uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga que visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável no Concelho.

O programa completo da Semana Europeia da Mobilidade 2023 está disponível AQUI.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.