BRAGA –

BRAGA – -

Bogalha abre Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Associação Juvenil “A Bogalha” abriu, esta quarta-feira, um Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional – o “Orienta-te” – destinado a estudantes do 9.º ao 12.º ano, alunos do ensino superior, entre outros.

Com esta iniciativa, a Associação Juvenil pretende prestar um acompanhamento individualizado aos jovens ou adultos e assim promover o auto-conhecimento, informar sobre as opções escolares e profissionais e esclarecer sobre aspectos específicos relacionados com cada profissão, com os cursos e as universidades.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Associação Juvenil, Adolfo Fernandes, o “Orienta-te” vem dar resposta a uma lacuna nesta matéria.

«Constatámos que muitos alunos do centro de Actividades de Tempos Livres (ATL) não sabem a área que irão seguir depois do 9.º ano ou o caminho que irão trilhar no final do Secundário. Estão confusos, desorientados, e a orientação vocacional que é feita nas escolas não é suficiente para ajudá-los a tomar uma decisão segura e consciente sobre a área de estudos ou a profissão que querem para o seu futuro», explica.

Perante esta lacuna, a direção considerou fundamental a criação de um Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional que apostasse num acompanhamento mais próximo, tendo em conta as especificidades de cada aluno.

A psicóloga responsável pela dinamização do Gabinete explica que «a orientação vocacional e profissional, na medida em que ajuda o jovem ou adulto a conhecer melhor as suas habilidades, interesses e aptidões, torna possível a escolha de forma consciente».

A orientação efetuada na Bogalha distingue-se do acompanhamento realizado nas escolas por ser individualizada e personalizada. «Durante o processo são tidas em consideração não só as escolhas do jovem mas também as expectativas dos encarregados de educação, permitindo ao estudante uma maior serenidade e um maior sucesso educativo», esclarece a psicóloga.

O “Orienta-te” funciona de segunda a sexta-feira, mediante marcação prévia.

A Bogalha é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta serviços na área da educação, entre outras, há 32 anos, nomeadamente nas valências de Creche, centro de ATL e Jardim de Infância. Está sediada na Rua Álvaro Dória, em São Victor, Braga.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.