AMBIENTE

AMBIENTE -

Braga cadastra mais 100 quilómetros de rede de águas pluviais para controlar descargas no rio Este

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No sentido de reforçar o combate às descargas ilegais nas linhas de água, o município de Braga avançou, no início de Junho, com o levantamento de mais 100 quilómetros de cadastro da Rede de Águas Pluviais na envolvente do rio Este, anunciou esta sexta-feira a autarquia.

Segundo o comunicado, o levantamento, “acompanhado permanentemente” pela Equipa Operacional de Protecção Civil – Ambiente, representa um investimento superior a 50 mil euros e pretende “melhorar a qualidade da água, proteger e valorizar o ecossistema ribeirinho e a biodiversidade existente no rio Este”.

A autarquia recorda que em 2021 foi efectuado o levantamento de 20 quilómetros de cadastro da rede de águas pluviais na envolvente do rio e que no ano transacto foi alargado o âmbito de competências da Protecção Civil através da criação da Equipa Operacional de Protecção Civil – Ambiente, cuja actividade envolve a averiguação das descargas denunciadas e a verificação regular das margens das linhas de água.

PUBLICIDADE

O levantamento cadastral da rede de águas pluviais assume-se como “uma ferramenta essencial no combate às descargas poluentes, uma vez que permite a identificação e mapeamento geométrico do cadastro da rede de águas pluviais, com auxílio dos meios técnicos e mecânicos necessários, identificando problemas existentes na rede, nomeadamente resíduos de todo o tipo nas caixas e colectores, roturas, ligações indevidas de saneamento, entre outras anomalias”.

A Câmara apela a todos os cidadãos que presenciem descargas em linhas de água que reportem a situação com a maior brevidade possível através do email protecao.civil@cm-braga.pt, do telefone 253 61 60 60 ou da página de Facebook @protecaocivilmunicipalbraga, cumprindo o lema ‘A Protecção Civil somos todos nós’. apela-se a todos os cidadãos que presenciem descargas em linhas de água que 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.