COOPERAÇÃO

COOPERAÇÃO -

Braga celebra memorando para criar a primeira ‘Smart Talent Bridge’ do mundo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Braga celebrou um memorando de entendimento com a cidade de Doha, capital do Qatar, que vai viabilizar a criação da primeira ‘Smart Talent Bridge’ do mundo.

“Esta abordagem altamente inovadora ao talento irá criar uma nova dimensão na colaboração internacional, na atracção e na descoberta de talentos”, refere a autarquia.

A assinatura deste memorando decorreu esta quarta-feira, no âmbito da ‘Smart Talent Cities Summit’, evento inserido na programação da Semana da Economia de Braga.

O documento, assinado por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Sheikh Mansoor Bin Khalifa Al-Thani, membro da família real do Qatar, fundador e presidente da MBK Holding, daquele Estado árabe, prevê a criação de um Comité Consultivo Internacional que irá incluir os líderes de todas as ‘Smart Talent Bridges’, formando novos “corredores de tecnologia-talento-comércio” a nível global, de forma a acelerar a inovação e o investimento directo estrangeiro, com uma clara aposta no Talento de qualidade.

“Estamos a abrir portas para o futuro através de um alinhamento global com o objectivo de desenvolver o território. Esta ligação entre Braga e Doha irá alterar a dinâmica da mobilidade de talentos no futuro e confirmará Braga como um centro europeu de Smart Talent Cities”, referiu Ricardo Rio, destacando a importância e abrangência desta estratégia conjunta.

Nesta primeira ponte global de talentos, será explorada a partilha do ecossistema de inovação urbana, começando pelo Turismo de Talento entre Doha e Braga.

“Braga e o seu Presidente criaram um ecossistema magnético que está a atrair o melhor do que está a acontecer a nível global. Estão a demostrar que têm uma economia de talento que potencia um crescimento económico de qualidade. É uma Cidade que soube inovar através da criação e atracção de talento, rumo a um futuro sustentável”, referiu o Sheikh Mansoor Bin Khalifa Al-Thani, destacando o papel do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, uma “organização intergovernamental de investigação científica sedeada aqui em Braga, que conta com investigadores de várias nacionalidades, à qual queremos acrescentar o Estado do Qatar”.

Com este acordo, serão ainda desenvolvidas iniciativas conjuntas na área da Biotecnologia, com forte aposta nas StartUps apoiadas pela StartUp Braga. A computação quântica, a colaboração em inovação desportiva entre o Innovation Hub do SC Braga e a Qatar Sports Tech, são algumas das abordagens deste memorando, que irá apostar ainda na ligação das escolas profissionais à inovação e à transformação das indústrias tradicionais.

Outra das apostas deste projecto é o fomento dos diálogos culturais entre países da União Europeia, árabes e africanos, através da participação de Braga no projecto Rhizoma.

“Esta cimeira e a assinatura deste memorando de entendimento são marcos importantes nesta viagem rumo a uma cidade inteligente centrada no capital humano, onde a inovação é acelerada, para criar um futuro melhor. Este acordo vai dar também continuidade ao caminho do Qatar para se tornar um centro global na área do talento”, concluiu Sheikh Mansoor Bin Khalifa Al-Thani.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.