“Braga com grande mobilização para derrota do pacote laboral”, diz PCP

O PCP afirma que a greve geral no distrito de Braga ficou marcada por “uma grande mobilização” dos trabalhadores, efetivos e precários, tendo também recebido uma “participação massiva” de jovens.

Em comunicado, os comunistas sublinham que no distrito de Braga, uma “região industrializada”, “foi grande a participação dos trabalhadores nos setores público e privado”, “à imagem daquilo que aconteceu no resto do país”.

“A grande greve geral de hoje [quarta-feira] constitui uma poderosa ação para a derrota do pacote laboral, apresentado pelo Governo PSD/CDS e apoiado pelo CH e IL”, diz o PCP.

O partido destaca a adesão dos trabalhadores da indústria transformadora, apontando o caso do Complexo Grundig (Braga), onde se inclui a BOSCH, APTIV e FEHST, com “a adesão a rondar os 90%, e em alguns turnos a ultrapassar os 95%”.

O PCP adianta que também no complexo da Continental Mabor (Famalicão) houve uma grande adesão, onde se incluem empresas como a Olicargo, ITA e Schnellecke com mais de 95% de adesão. Destaca ainda para a Amtrol-Alfa (Guimarães), com a adesão a rondar os 70% no turno da noite e os 85% no turno da manhã.

Também no sector das cutelarias e do têxtil, a Herdmar viu 80% da produção parada, na Tearfil 95%, na Mabera (ex-Coelima) 99%, enquanto a Fach encerrou.

“SEVERAMENTE AFETADOS”

No sector dos transportes, o PCP afirma que os transportes públicos na região foram “severamente afetados” – Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães “entre 70 e 90%”. Destaca “a paralisação total da Estação de Comboios de Braga, salvo serviços mínimos, grande adesão na Guimabus e nos TUB-EM (Transportes Urbanos de Braga), com uma adesão de 94%”. Já na Central Rodoviária de Braga, nenhum autocarro de âmbito regional saiu em serviço e diversos de longo-curso foram afetados.

Na administração local, o partido diz que a adesão “foi expressiva “nos estaleiros das câmaras de Guimarães e de Braga, nas empresas de recolha de resíduos, limpeza urbana, água e saneamento como é o caso da Vitrus (Guimarães), da Agere (Braga) e Vimágua, com 85% (Guimarães e Vizela)”.

“ADESÃO SIGNIFICTIVA” NA SAÚDE

Nos serviços de saúde “a adesão foi significativa e generalizada em todo o distrito, com destaque para os hospitais de Braga e Guimarães, que registaram uma forte adesão de 90%.”

Nas escolas e cantinas escolares, também se registou uma forte adesão com dezenas de escolas e cantinas encerradas em todo o distrito, destacando o encerramento do colégio Dom Pedro V, em Braga.

O sector social, a greve fez-se sentir com “uma grande adesão dos trabalhadores, levando ao condicionamento e encerramento de vários serviços”, sublinhando “o encerramento de diversas creches no distrito, a Fraterna (Guimarães) e o encerramento da Creche de Braga.”

“Apesar dos mais variados relatos de assédio por parte do patronato, a greve atingiu também o sector do comércio, com forte impacto nas lojas Primark, Continente e Lidl a funcionar com chefias ou com trabalhadores em substituição de trabalhadores em greve”. Já nas lojas do Pingo Doce com adesão de 90%.

No sector da cultura, os comunistas destacam o encerramento do Theatro Circo, em Braga, e salienta a expressão em diversos sectores, como nas finanças, nos tribunais, nas agências bancárias, “nomeadamente no atendimento em diversos balcões da Caixa Geral de Depósitos”.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais