HABITAÇÃO

HABITAÇÃO -

Braga é a cidade que regista maior aumento de procura por casa

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

De acordo com um estudo realizado pelo “Imovirtual”, a cidade de Braga é, a nível regional, o distrito que regista o maior aumento de procura de casa no primeiro semestre de 2022, comparativamente ao semestre anterior (+14%).

O mesmo crescimento pela procura de casa, para compra e arrendamento, também se verifica em Setúbal (+9%), Lisboa (+8%), Faro (+7%), Aveiro (+6%), Leiria e Santarém (+5% em ambos os casos).

Os restantes distritos registam uma estabilização da procura face ao semestre passado, sendo que as maiores quebras de busca por casa registam-se, no período analisado, na Guarda (-11%) e em Viseu (-9%).

PUBLICIDADE

PROCURA DE CASA SOBE 18% ENTRE OS 35 E 44 ANOS

A faixa etária dos 35 aos 44 anos representou, no primeiro semestre de 2022, 24% da procura de casa no “Imovirtual”, com um crescimento de +18% em relação ao semestre anterior, passando de terceiro para primeiro lugar no grupo etário que mais tenta encontrar casa.

Depois deste grupo, segue-se a faixa etária dos 45 aos 54 anos, com 21% da procura, sendo este estudo baseado em dados disponíveis na plataforma sobre o perfil de utilizador que se encontrar a procurar casa.

Ricardo Feferbaum, director geral do “Imovirtual”, explica que este crescimento de procura de casa por parte das pessoas entre os 35 e 44 anos, nos primeiros seis meses, «pode estar relacionado com uma tendência demográfica já apontada por diversas fontes, de alguma recuperação ao nível da natalidade».

Para além disso, o mesmo refere que «o crescimento do agregado familiar representa novas necessidades ao nível da habitação, o que pode estar associado a estes dados que agora se verificam», conclui.

Por fim, há ainda a destacar que, no geral, continuam a ser as mulheres que mais procuraram casa no primeiro semestre de 2022 (54% “versus” 46% de homens). Ainda assim, o utilizador masculino registou um aumento de procura de casa de +6%.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.