INCÊNDIOS

INCÊNDIOS -

Braga e Vila Verde com risco ‘máximo’ de incêndio

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Protecção Civil alerta para o aumento do risco de incêndios, a partir desta quinta-feira, para níveis “máximo ou muito elevados” nas regiões do Norte, Centro, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e para “elevado” no restante território do Continente. Os concelhos de Braga e de Vila Verde passam, de risco ‘muito elevado’ para risco ‘máximo’ de incêndio na sexta-feira e sábado.

Numa aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) indica que são esperadas “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, em especial nas regiões do Centro e Sul do país, devido à previsão de tempo e seco para as próximas 48 horas.

A ANEPC lembra também que as condições meteorológicas são “propícias a ocorrências de comportamento errático dos incêndios, em especial a partir da noite de hoje [quinta-feira]”.

Segundo a ANEPC, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê humidade baixa, vento moderado, mas por vezes forte, temperaturas com valores superiores aos 33 graus centígrados, noites quentes e condições para ocorrência de trovoada.

INCÊNDIOS NO MINHO

Às 17h30 desta quinta-feira, o distrito de Braga, sob aviso de risco ‘muito elevado’, tinha activos seis incêndios florestais, que estavam a ser combatidos por 120 operacionais, apoiados por 26 viaturas e oito meios aéreos, dois quais sete estavam empenhados em fogos em Celorico de Basto e o restante no concelho de Vieira do Minho,

À mesma hora, a ANEPC, no distrito de Viana do Castelo com concelhos em riso muito elevado e risco máximo, não registava qualquer incêndio.

No aviso à população, a Protecção Civil dá ainda conta das medidas preventivas, como a proibição das queimas e queimadas sem autorização, utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nestes locais, lançar balões de mecha acesa e foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.