Braga «exige a qualificação dos recursos humanos»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga assinou, esta terça-feira, a Carta de Compromisso da Rede de Centro QUALIFICA do concelho bracarense, em cerimónia que decorreu no âmbito da 2.ª edição do ‘Profissionaliza-te!’.

O protocolo, assinado pela autarquia, Associação Comercial de Braga, Instituto de Emprego e Formação Profissional, INOVINTER e IPME, estabelece a criação da Rede ‘Braga QUALIFICA’ cujo objectivo passa pela melhoria efectiva e integrada da qualificação dos cidadãos.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Câmara de Braga, o “grande dinamismo económico que a cidade vive e a criação de postos de trabalho exige a qualificação dos recursos humanos”. Segundo Ricardo Rio, é necessário “olhar para os diferentes tipos de qualificação por forma a dar respostas diversificadas”.

“Neste contexto, a componente de formação profissionalizante é uma necessidade premente. Valorizo o trabalho dos Ccentros QUALIFICA, pela capacidade que têm de reescrever a história de muitos Bracarenses, daqueles que julgavam que as suas oportunidades de trabalho estavam esgotadas”, salientou Rio, adiantando que só em 2018 os centros QUALIFICA do concelho conseguiram reunir 3.500 pessoas.

O ‘Profissionaliza-te’ que decorreu ao longo desta quarta-feira, no Altice Forum Braga, teve como principais objectivos apresentar o ensino profissional como uma opção formativa de qualidade, orientada para a qualificação dos respectivos alunos e a sua inserção em contextos profissionais, permitindo, simultaneamente, a continuidade da frequência académica. O evento permitiu ainda expor e clarificar conceitos relativamente ao Programa QUALIFICA, através da intervenção dos coordenadores dos cinco Centros QUALIFICA de Braga.

O município é entidade promotora de um consórcio de entidades que constituem o Centro QUALIFICA do município, integrando as cinco escolas secundárias da cidade e a Escola Profissional de Braga.

O ‘Profissionaliza-te!’ tem como inspiração o teor da Carta das Cidades Educadoras e princípios nela plasmados e a Estratégia Educativa do município de bracarense, traçada aquando da revisão da Carta Educativa Municipal, contemplando quatro objectivos estratégicos, sendo um deles a ‘Promoção da Educação de Adultos e da Formação ao Longo da Vida’

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS