BRAGA -

BRAGA - -

Braga foi ao Algarve mostrar como “Criar (Na) Cidade”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Braga participou no VIII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que se realizou em Lagoa, no Algarve. Subordinado ao tema ‘Criar (Na) Cidade’, este encontro permitiu partilhar experiências, projectos e boas práticas em torno da educação.

Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, apresentou ao congresso o programa ‘0+1=SOM’, um dos projectos “estruturantes” do Serviço Educativo Braga Media Arts e que consiste num ciclo de workshops, desenvolvido em contexto escolar, que visa expor os alunos às novas tecnologias aplicadas à arte.

“Partindo dos pontos em comum entre a música, a lógica e a tecnologia, disponibilizamos aos alunos um conjunto de ferramentas web desenvolvidas na Casa da Música e de acesso livre, que têm como objectivo estimular a criação musical. Os alunos têm a oportunidade de criar as suas próprias músicas e de trabalhar competências que vão desde a contagem em ciclo até à livre exploração sonora, passando pela memorização musical e escuta activa”, explicou Lídia Dias.

PUBLICIDADE

A vereadora da Educação salientou que um dos desafios da Carta das Cidades Educadoras respeita a procura de “harmonia entre identidade e diversidade culturais protegendo o direito de todos aqueles que habitam a cidade e os contributos das comunidades que a integram”.

“É com base nesta máxima que a nossa intervenção local vai de encontro à cidadania democrática, na partilha e equidade social alicerçadas em valores éticos e cívicos. Com a apresentação da experiência “0+1=SOM” quisemos deixar patente que, para nós, um dos principais benefícios de ensinar prende-se com o fomento de tomada de decisões, proporcionando a sensação de realização por criar algo a partir do zero”, concluiu a autarca.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS