Braga. Instituto de Educação da Universidade do Minho celebra 50 anos

O Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UMinho) celebra esta quarta-feira, 10 de dezembro, o seu 50.º aniversário, assinalando meio século de ensino, investigação e intervenção na sociedade. A cerimónia comemorativa tem início às 15h00, no Auditório do Centro Multimédia, no campus de Gualtar, em Braga.

O programa inclui uma conferência proferida por Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação, dedicada ao tema “Conhecimento, Ação e Participação nas Políticas e Práticas Educativas”, abordando os desafios contemporâneos na área da educação e o papel estratégico das instituições académicas.

Durante a sessão será ainda entregue o Prémio Almedina, seguido de um momento de distinções especiais, entre as quais se destacam homenagens póstumas a Laborinho Lúcio, Altina Ramos e Manuel Vilaça, personalidades que marcaram a história e o desenvolvimento do Instituto de Educação.

As comemorações incluem também momentos culturais e o tradicional corte do bolo de aniversário. Antes desse ponto alto da cerimónia, o reitor da UMinho, Pedro Arezes, irá proferir um discurso de encerramento, sublinhando a relevância do IE no panorama educativo nacional e internacional.

Fundado em 1974, o Instituto de Educação tem como missão promover o ensino, a investigação e a interação com a sociedade no vasto campo da Educação, contribuindo para o desenvolvimento social e para a melhoria das práticas educativas. Atualmente, o IE oferece licenciaturas em Educação (diurno e pós-laboral) e Educação Básica, bem como 17 mestrados, três doutoramentos e diversas formações pós-graduadas não conferentes de grau.

Na investigação, o Instituto destaca-se através do trabalho desenvolvido no CIEd – Centro de Investigação em Educação e no CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança, que têm produzido conhecimento de referência sobre processos educativos, aprendizagem, formação e desenvolvimento socioeducativo.

Com 50 anos de história, o IE-UMinho reafirma-se como uma instituição central na reflexão e inovação educativas em Portugal, celebrando o passado com os olhos postos no futuro.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais