BRAGA

BRAGA -

Braga leva ao Startup Capital Summit capacidade empreendedora

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Câmara de Braga participou, esta quarta-feira, na segunda edição do Startup Capital Summit, que decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra, um evento que reuniu mais de uma centena especialistas nacionais e internacionais e atraiu cerca de um milhar de participantes, incluindo startups, empreendedores, decisores políticos, investidores, investigadores e estudantes.

Participando no painel dedicado ao tema ‘Como construir Local Innovation Hubs’, o autarca bracarense salientou que a Câmara de Braga tem procurado aproveitar os recursos disponíveis no território para se posicionar de forma competitiva como “destino natural” para quem queira empreender e inovar.

“Temos uma capacidade empreendedora instalada de há uns anos a esta parte, um tecido empresarial diversificado com alguma das empresas mais inovadoras do nosso país e, sobretudo, centros de produção de conhecimento e formação de quadros superiores muito qualificados – como é o caso da Universidade do Minho, INL, IPCA ou Universidade Católica – que são os principais alicerces da atracção e fixação de talento”, referiu Ricardo Rio.

PUBLICIDADE

CASO BOSCH BRAGA

O autarca deu o exemplo de sucesso da Bosch Car Multimedia em Braga, que se tornou nos últimos anos uma das empresas mais inovadoras do país e a nível internacional, criando dois centros de investigação e desenvolvimento.

 “Mais do que uma unidade produtiva, a Bosch desenvolve agora novas tecnologias a partir de Braga, num processo que cria sinergias, beneficia todo o nossos tecido económico e alicerça o crescimento de postos de trabalho e do volume de exportação”, sublinhou, adiantando que “Braga está a crescer, em contraciclo com o pais e região, muito devido a esta capacidade evidenciada de criar oportunidades de trabalho, investimento e de desenvolvimento de novas ideias de negócio, aliado à qualidade de vida que a cidade proporciona”.

Ricardo Rio sublinhou o papel que tem assumido a Startup Braga na dinamização do ecossistema de empreendedorismo. “Ao longo dos últimos oito anos, já apoiamos 184 startups dentro desta comunidade, que angariaram mais de 360 milhões de euros em investimento. O sexto unicórnio português, a Sword Health, foi inclusivamente uma startup que passou pelos nossos programas de aceleração”, disse, referindo que “a dimensão inovadora das startups deve ser aproveitada pelo tecido empresarial local de modo para aumentar a sua competitividade e pelos poderes públicos para melhorar a eficiência na gestão do território”.

O Startup Capital Summit, organizado pela primeira vez em 2019, contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e com o apoio do Banco Português de Fomento (BPF), do Fundo Europeu de Investimento (FEI) e do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Esta iniciativa funcionou também como um espaço de networking e debate sobre o futuro da inovação, empreendedorismo, transferência de tecnologia e capital de risco em Portugal.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.