PROJETO

PROJETO -

‘Braga Limpa’ vence Programa Bem Comum

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

‘Braga Limpa’ é o projecto vencedor da edição de 2024 do Bem Comum, o programa da Braga 25, que capacita jovens dos 14 aos 18 anos a pensarem democraticamente e agirem politicamente na sua comunidade.

A apresentação do projecto vencedor decorreu esta sexta-feira, no Salão Nobre, com a presença da vereadora da Educação Carla Sepúlveda.

“O Bem Comum é um projecto fundamental para a promoção de uma cidadania mais activa e mais participativa entre os jovens”, referiu Carla Sepúlveda sublinhando a importância de “levar estes projectos às escolas, envolvendo os jovens em temas e valores essenciais para a comunidade como é o ambiente e a participação cívica”.

“O Bem Comum faz a diferença e é um projecto para continuar”, adiantou.

Em 2023, teve lugar a edição piloto do programa. Este ano, o Bem Comum envolveu mais de 400 jovens oriundos de nove escolas do concelho de Braga.

O projecto vencedor Braga Limpa tem como objectivo promover a reciclagem, a compostagem e a educação ambiental, incluindo o aproveitamento de bio resíduos que podem ser valorizados na economia circular. Acresce a este, o projecto Liberta as tuas Ideias!, um jornal comunitário que pretende envolver jovens dos diferentes agrupamentos de escolas na sua execução, reforçando a importância dos media na democracia, activando-os civicamente, promovendo competências e literacia media e fortalecendo laços na comunidade. Este projecto partiu de uma ideia desenvolvida nas oficinas e contou com os contributos dos jovens que participaram no Fora do Comum.

Para a coordenadora do projecto Andreia Martins, “o Bem Comum é um exercício colectivo que promove a democracia e o empreendedorismo entre os jovens”.

A sessão contou ainda com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa que se mostrou muito satisfeito com o tema do projecto vencedor Braga Limpa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.