BRAGA – Braga Plogging recolhe 20 mil beatas em duas horas no centro da cidade

BRAGA –
Braga Plogging recolhe 20 mil beatas em duas horas no centro da cidade

A Associação juvenil Synergia juntou-se à acção de Braga Plogging este sábado no percurso entre a avenida Central e a Central de Camionagem, que resultou na recolha de 20 mil beatas e 4 sacos cheios de lixo, só em cerca de duas horas.

A iniciativa promovida pelo movimento Braga para Todos contou também com a parceria da Associação Juvenil de Gualtar e de voluntários do programa europeu da associação – 5 turcos, 2 romenos e 1 indonésio oriundos de diferentes projectos.

PUBLICIDADE

“Quando decidimos lançar o Braga Plogging tentamos passar o repto a associações bracarenses para nos ajudarem no terreno. Porém tínhamos a consciência que o mês de Agosto, face ao período de férias, é mais complicado a nível de concentração de pessoas. A associação Synergia foi uma das que aceitou participar na acção e foi bastante interessante verificar com estas questões são transcendentes aos vários países e mostrar que apesar de culturas diferentes há algo que nos une: a emergência de cuidar da nossa casa, que é apenas uma, a Terra”, afirma Elda Fernandes.

ATRAIR MAIS PESSOAS

A dirigente do Braga para Todos indica que “o desejo do movimento cívico é ir além e atrair pessoas de todas as idades com ou sem ligação a associações ou grupos formais”.

“O Braga Plogging apesar de ser uma acção que começou connosco é de todos. Aliás, essa é a nossa matriz; não podemos fechar as acções que são de sensibilização. A nossa filosofia é, desde sempre, ser aberta a todas as pessoas que querem fazer algo por Braga e dessa forma tentamos criar sinergias com quem tem as mesmas preocupações e depois esperar que muitas acções acabem por se tornarem das pessoas, colocando estas a fazer acções, aliás, como já acontece com o veganismo e a causa animal que foram pilares que lançamos e agora já são abraçados por vários grupos”, sublinha Elda Fernandes.

FUTUROS PLOGGING

Os próximos plogging [apanhar lixo enquanto se corre] realizam-se nos dois próximos sábados entre as 18 horas e terminam às 20 horas. O local de encontro é no espaço Soul na avenida Central. Para Setembro, afirma a organização, estão a ser preparadas novas acções, com novos parceiros.

Os percursos, no centro no centro da cidade, são sempre diferentes.