BRAGA – Braga promove visita guiada às torres sineiras

BRAGA –
Braga promove visita guiada às torres sineiras

No âmbito do programa ‘À Descoberta de Braga’, a Câmara de Braga promove ano próximo dia 12 uma visita guiada pelas torres sineiras mais emblemáticas da cidade. Orientada por Rui Ferreira, a visita começa na igreja de S. Victor, pelas 09h30.

As torres sineiras, estruturas destacadas dos espaços de culto cristãos, tinham como função propagar o ritmo dos sinos ao território circundante. Na Idade Média poderiam ainda ter a missão de vigilância em tempos de tensão e ameaça.

PUBLICIDADE

As torres sineiras tinham ainda uma função comunitária assinalável, dado que informavam a população a respeito do ritmo do relógio e davam sinal sempre que era necessário reunir a comunidade em torno de algum acontecimento, nomeadamente quando ocorriam incêndios.

Até há pouco tempo, as torres sineiras eram a edificação mais elevada das cidades, aldeias e vilas, detendo, por isso, uma perspectiva privilegiada sobre os territórios onde estão implantadas.

Geralmente são também construções interessantes do ponto de vista arquitectónico, marcando se forma relevante a fisionomia bracarense, promovemos um percurso que integra a passagem por algumas das torres sineiras mais emblemáticas de Braga.

As inscrições são limitadas, devendo ser efectuadas em [email protected]