AMBIENTE

AMBIENTE -

Braga recebe encontro nacional de limpeza urbana

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga acolhe de 29 de Junho a 1 de Julho o III Encontro Nacional de Limpeza Urbana, o único evento dedicado ao tema em Portugal. Numa área vital para o desenvolvimento de cidades saudáveis e sustentáveis, o programa do encontro, a realizar no Altice Forum Braga, procura reflectir as grandes preocupações actuais do sector, o encontro reúne autarquias de norte a sul do país e empresas.

A pandemia e a limpeza urbana, as boas práticas internacionais e a recolha de biorresíduos serão alguns dos temas em destaque, num encontro por onde passarão também vários exemplos de inovação nacional e internacional no domínio da limpeza urbana.

Esta edição, que sucede aos dois primeiros encontros realizados em Cascais, marca também a estreia de um espaço expositivo, o Urban Cleaning Expo, com 5.000 m2, onde será possível conhecer as mais recentes inovações do sector, entre camiões, varredoras, papeleiras e equipamentos de segurança. Existe ainda um espaço exterior onde serão realizadas demonstrações de equipamentos e inovações tecnológicas.

PUBLICIDADE

O evento reúne oradores nacionais e internacionais em torno das últimas novidades no sector, numa partilha de informação, experiência e conhecimento. Um dos momentos altos é a apresentação de um estudo de caracterização do sector de limpeza urbana em Portugal. Para o terceiro dia está marcado um painel especial, onde a secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, apresenta os novos documentos estratégicos do PNGR 2030 e PERSU 2030.

Num segmento em que a capacidade para mobilizar os cidadãos para comportamentos mais sustentáveis caminha lado a lado com a sua boa integração no desenho das políticas públicas, este terceiro encontro nacional tem como mote ‘Estratégias para uma nova era dos serviços públicos’.

SOLUÇÕES INTELIGENTES

A organização pertence à Associação Limpeza Urbana (ALU) – Parceria Para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, entidade que agrega municípios de todo o país, empresas e outras entidades motivados para mudar a limpeza urbana em Portugal.

“O III Encontro Nacional de Limpeza Urbano será seguramente um espaço privilegiado para os vários players deste segmento, incluindo a rede de municípios e freguesias, entidades prestadoras de serviço à comunidade, fornecedores de equipamentos e a academia partilharem experiências, debaterem modelos de optimização e traçarem perspectivas futuras,” frisa Luís Almeida Capão, presidente da ALU.

A inevitável evolução das cidades para smart cities, acrescenta o mesmo responsável, “obriga-nos a encontrar soluções eficientes e úteis que combinem aspectos tão diversos como a gestão dos recursos, o ambiente, as tecnologias de informação, a saúde, a educação, os sistemas de mobilidade ou o tratamento de resíduos. Neste desafio actual de reinvenção das cidades, que cada vez mais são vividas 24 horas por dia, a limpeza urbana é um dos aspectos com maior impacto na qualidade de vida dos cidadãos”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.