BRAGA

BRAGA -

Braga recebe jovens ucranianos de Ivano-Frankivsk para Campo de Férias Solidário

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um grupo de 15 crianças ucranianas provenientes de Ivano-Frankivsk que participam num Campo de Férias Solidário, foram esta terça-feira recebidas pelo presidente da Câmara de Braga, entidade responsável pela organização do campo.

Durante 15 dias, os jovens têm a oportunidade de participar em diversas actividades recreativas, educativas e culturais, nomeadamente passeios a pontos turísticos de Braga, visitas à praia. o contacto com crianças de várias escolas do concelho também está previsto

“Este Campo de Férias é uma manifestação do nosso compromisso com a solidariedade internacional e com a promoção da paz. Todos temos consciência da terrível situação que a população ucraniana enfrenta com a invasão russa. Ivano-Frankivsk foi das primeiras cidades a ser bombardeada e as nossas principais preocupações sempre foram para com a população em geral, mas em particular com a população mais jovem que se vê privada de muitos dos seus direitos”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a recepção que decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na cerimónia, que contou também com a presença da vice-presidente Sameiro Araújo, e da vereadora Carla Sepúlveda, o autarca explicou que no âmbito do Comité das Regiões Europeu e da Eurocities, Braga foi desafiada a criar campos de férias para crianças ucranianas, com o município a responder afirmativamente desde logo por ter um “parceiro natural” que é Ivano-Frankivsk, cidade com a qual Braga tem um acordo de geminação.

“Queremos que estas crianças encontrem em Braga um refúgio de tranquilidade e alegria, proporcionando-lhes experiências que possam amenizar, ainda que temporariamente, os desafios que enfrentam no seu país”, referiu.

“O município de Braga reafirma assim o seu papel activo na promoção de acções humanitárias e na construção de laços de amizade entre cidades e povos, especialmente em tempos de crise. Este Campo de Férias não só oferece um momento de alívio para as crianças de Ivano-Frankivsk, mas também reforça os valores de solidariedade e humanidade que definem a comunidade bracarense”, conclui Ricardo Rio.

Olena Matviiv, professora da cidade ucraniana que acompanha as crianças neste campo de férias, explicou a importância desta iniciativa e agradeceu a oportunidade que é dada a estes jovens de viver estes dias em clima de paz.

“Os pais destas crianças estão no campo de batalha a defender o nosso país. São verdadeiros heróis para nós. Estamos muito gratos por este convite e pela oportunidade de proporcionarmos dias de paz a estas crianças, sem perigo, sem os barulhos das sirenes. Com este campo de férias as crianças tiveram a oportunidade de ver o mar pela primeira vez e têm tido momentos de grande alegria”.

O Campo de Férias teve início no dia 1 e prolonga-se até dia 15, numa iniciativa que conta com a colaboração de várias entidades.

ovilaverdense@gmail.com

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.