DESPORTO -

DESPORTO - -

Braga recebe mundial universitário de ciclismo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

É já para a semana que arranca o Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2018, que decorrerá de 31 de julho a 4 de agosto. A UMinho participa com 4 atletas. As seleções já começaram a chegar a Braga, sendo a República da Coreia a primeira participante a pôr o ‘pé’ em terras lusas. A competição reunirá os melhores universitários do mundo de ciclismo.

Portugal compete com vinte atletas no Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo numa organização da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e dos Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM), em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Federação Académica de Desporto Universitário.

PUBLICIDADE

Braga, Guimarães e Fafe são – diz a instituição – “as cidades onde serão atribuídos os títulos mundiais universitários de Ciclismo de Estrada (fundo e contra-relógio), BTT Cross Country Olímpico e BTT Down Hill, respetivamente”.

A cidade de Braga acolhe, além das cerimónias de abertura e de encerramento, as provas de contra-relógio individual (31 de julho) e o início e final das corridas de fundo (4 de agosto), cujos percursos (masculino e feminino) incluem passagens por Guimarães e Póvoa de Lanhoso.

No Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo, o Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) será o local de realização das provas de BTT Cross Country Olímpico (1 de agosto), enquanto Fafe recebe a competição de Down Hill (3 de agosto) que será disputada em Armil, na renovada pista do Monte de São Salvador que já acolheu diversas competições do Minho, nacionais e internacionais.

FUNDO E CONTRA-RELÓGIO

Nas provas de estrada, Portugal compete nas corridas de fundo e contra-relógio. José Poeira, selecionador nacional da Federação Portuguesa de Ciclismo, convocou os seguintes atletas: Pedro Lopes (Universidade do Minho), André Ramalho (Universidade Nova de Lisboa), Marvin Scheulen (Universidade Europeia), Francisco Moreira (Universidade de Lisboa) e Soraia Silva (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), aos quais se juntam José Nuno Vieira (Universidade do Minho) e Marcelo Salvador (Escola Superior Hotelaria e Turismo do Estoril) que alinharão apenas na prova de fundo.

Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT, convocou nove atletas para as provas de Cross Country Olímpico (XCO) e quatro para a de Down Hill. Na prova masculina de BTT XCO Portugal alinhará com Mário Silva (Universidade do Minho), Tiago Amorim, Simão Santos e Fábio Tomás (Instituto Politécnico de Viseu) e Miguel França (Instituto Politécnico do Porto). A corrida feminina de XCO contará com a participação de Catarina Moreira (Universidade Lusíada), Beatriz Tomás (Instituto Politécnico de Viseu), Beatriz Lopes (Escola Superior Enfermagem de Lisboa) e Ana Patrícia Ramalho (Universidade Lusófona).

Para a prova de Down Hill, Pedro Vigário convocou os vimaranenses, David Martins (Campeão Nacional Universitário, Instituto Politécnico de Coimbra) e João Pereira (Universidade do Minho), assim como Francisco Quinaz (Universidade de Coimbra) e Micael Costa (Instituto Politécnico de Santarém).

A comitiva portuguesa é chefiada por Francisco Duarte (Vice-presidente da FADU), tendo como oficiais Paulo Oliveira e Hélder Ferreira.

Naquela que será a maior participação de sempre em mundiais de ciclismo universitário, cerca de duas centenas de atletas, em representação de 19 países, participam nesta competição internacional.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS