SAÚDE

SAÚDE -

Braga recebe rastreios ao aneurisma da aorta abdominal esta quinta-feira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga recebe esta quinta e sexta-feira o camião da campanha ‘Here For You’, onde é possível realizar rastreios gratuitos ao Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA).

Os rastreios são realizados por cirurgiões vasculares dentro do camião que está no estacionamento situado entre o Instituto Ibérico de Nanotecnologia e o Parque Desportivo da Rodovia, das 10h00 e as 17h00.

PUBLICIDADE

A iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Medtronic e tem como objectivo sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce desta doença silenciosa.

O rastreio, dirigido sobretudo a homens com mais de 65 anos, é constituído por um questionário sobre os factores de risco do AAA e uma simples ecografia abdominal – um exame indolor e não invasivo, que utiliza ecografia para a obtenção de imagens da aorta, permitindo assim a sua avaliação.

O AAA é uma doença grave que, frequentemente, não apresenta quaisquer sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta e progressiva da aorta, a maior artéria do organismo, a qual, quando rompe, origina uma perda de sangue muito grave que pode resultar em morte súbita. Determinados factores genéticos e ambientais são propensos ao seu desenvolvimento.

O risco é maior nos homens caucasianos com mais de 60 anos, fumadores ou ex-fumadores e com comorbidades associadas, como hipertensão arterial, doença aterosclerótica e sedentários. Ainda que os factores genéticos não estejam completamente esclarecidos, sabe-se que 20% dos doentes possuem historial familiar de aneurisma.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.