BRAGA

BRAGA -

«Braga será sempre capital de cultura», diz Ricardo Rio

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Ricardo Rio garantiu esta quarta-feira que a cidade “será sempre uma capital de cultura”, apesar de ter perdido a corrida para ser a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Braga elogia “veemente” a decisão, anunciada esta quarta-feira pelo ministro da Cultura, da criação da Capital Portuguesa da Cultura, título que nos próximos três anos é atribuído às cidades finalistas na candidatura a CEC, designadamente Braga, Aveiro e Ponta Delgada.

“Braga vai ser sempre uma capital de cultura, já que a nossa estratégia cultural não dependia da eleição como CEC. Com menos recursos, certamente, vamos seguir o nosso percurso, de acordo com a estratégia delineada”, afirma.

Em relação à CEC 2027, o autarca de Braga disse que as quatro cidades finalistas apresentaram “excelentes candidaturas”, felicitou Évora pela eleição e desejou-lhe “os maiores sucessos”.

Já no site do município, Ricardo Rio escrevia que “(…) Dois mil anos de passado não nos impedem de imaginar o futuro. E no futuro seremos sempre Cultura”, agradecendo aos “bracarenses, que de forma incansável emprestaram o seu ADN, a sua cultura tão própria, a sua empatia e autenticidade a este projecto, reconhecendo-o como seu”.

O autarca envia “uma especial saudação” a Évora que “estamos certos, elevará a cultura portuguesa como um referencial para a Europa e para mundo”.

Coube a Beatriz Garcia, da Comissão Europeia e presidente do júri anunciar, no Centro Cultural de Belém, que Évora será a cidade portuguesa Capital Europeia da Cultura em 2027.

A cidade escolhida é Capital Europeia da Cultura juntamente com a já seleccionada Liepaja, na Letónia, com uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus, como foi revelado em Outubro pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Esta quarta-feira, o ministro anunciou a criação, já em 2024, da Capital Portuguesa da Cultura, adiantando que nos próximos três anos o título é assumido, à vez, por Braga, Aveiro e Ponta Delgada, embora a ordem ainda não esteja definida.

Para cada Capital Portuguesa da Cultura, é disponibilizada uma dotação financeira de dois milhões de euros.

A partir de 2028, esta capital será eleita por concurso.

“Deixo um elogio veemente a esta decisão do Governo”, disse o presidente da Câmara de Braga, sublinhando que esta foi uma proposta que os quatro finalistas tinham feito ao ministro da Cultura.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.