AMBIENTE -

AMBIENTE - -

Braval apela para que equipamentos eléctricos fora de uso sejam colocados nos pontos electrão

A Braval- Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A alerta para o perigo que representam os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), e apela para que sejam encaminhados para valorização, devendo ser colocados em pontos electrão.

Em Braga, estes pontos podem ser encontrados no Leroy Merlin, BragaParque, Nova Arcada e Le Leclerc. Existem também pontos electrão exclusivos para lâmpadas no Minho Center e Retail Center.

A localização dos pontos existentes nos restantes concelhos abrangidos pela Braval (Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde) pode ser obtida através de http://www.amb3e.pt/reciclar/locaisrecolha/

Os pequenos electrodomésticos (televisões, computadores, varinhas mágicas, secadores de cabelo, etc.) devem ser colocados nos pontos electrão, contentores que estão nas grandes superfícies e nos espaços que comercializam electrodomésticos. Alguns destes locais também dispõem de contentores para a colocação de lâmpadas.

Para os grandes aparelhos deve-se contactar o serviço de recolha de monstros do município de residência (AGERE e câmaras municipais).

No caso da compra de um equipamento novo, a loja é obrigada a receber o antigo.

“Não deixe os REEE no lixo indiferenciado nem junto aos ecopontos. Provavelmente serão desviados, os seus materiais de valor serão retirados e o restante acabará abandonado sem o devido tratamento. Perde-se a possibilidade de aproveitar os seus componentes e criam-se impactos visuais e ambientais negativos”, sublinha a Braval.

O QUE SÃO OS REEE?

REEE ou Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos são por definição todos os equipamentos avariados ou fora de uso que no seu período de vida útil estão dependentes de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos para funcionar correctamente, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE